in

GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31

A nova ferramenta monitora o uso do sistema no ambiente GNOME.

GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31

Muitos usuários ficaram super animados com o uso do GNOME quando ele estreou no GNOME 3.28 como um aplicativo de ‘preview’. Então você não ficará tão surpreso ao saber que ele está prestes a se tornar ainda mais útil.  Tudo graças a um programador de ensino médio que está na Red Hat. Ele foi desenvolvido por Petr Stetka. Porém, isso não é tudo. o modo clássico do GNOME terá também melhorias a partir do Fedora 31. Então, o GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31

O uso foi, inicialmente, destinado a ser uma versão renovada da ferramenta padrão do System Monitor que vem como parte da área de trabalho do GNOME, embora com alguns recursos extras.

Hoje em dia, está mais independente, com uma direção própria, e é lançada como uma alternativa amigável ao System Monitor, não um substituto direto para ela.

Assim, o Usage tem como objetivo exibir informações e estatísticas sobre os recursos do sistema. Então, por exemplo, é possível verificar o uso de memória, espaço em disco e processos de uma maneira acessível e fácil de usar.

Novo painel de armazenamento de uso do GNOME

Um novo e melhorado painel de armazenamento está atualmente em desenvolvimento para o Usage, e é mostrado neste breve clipe do desenvolvedor do GNOME, Felipe Borges:

O novo painel de armazenamento pretende ser mais rápido do que o antigo na listagem de sistemas de arquivos e ‘mais agradável para interagir’.

Cada tipo de arquivo recebe uma cor diferente e isso é consistente. Os diretórios são indicados por uma bola maior na lista. Clicar em um item abre o arquivo correspondente. Selecionar sua caixa de seleção permite a exclusão de lotes, explica Borges.

Ao todo, algumas melhorias promissoras para um aplicativo igualmente promissor. Esta deve ser, portanto, mais uma boa novidade presente na próxima versão do GNOME que deve estrear em setembro próximo. Por enquanto, a versão mais recente é a 3.33.3, que antecipa alguns recursos a serem usados.

Modo clássico do GNOME terá melhorias no Fedora 31

A sessão retro do GNOME Classic verá uma série de melhorias de usabilidade no Fedora 31, que devem ser lançadas em outubro. Mais uma vez, como no exemplo anterior, será graças ao pessoal da Red Hat. Christian FK Schaller, compartilha as várias mudanças na sessão em um resumo do trabalho que está em andamento antes do próximo grande lançamento do Fedora.

Agora, neste ponto, você pode estar tentando lembrar qual é a sessão do GNOME Classic. O GNOME Classic é uma coisa sua. Embora similarmente diferente, é tecnicamente diferente da sessão de Flashback do GNOME que está disponível na maioria dos repositórios de distribuição (incluindo o Ubuntu).

Então, o que é a sessão clássica do GNOME?

GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31
Introduzido no GNOME 3.8, o GNOME Classic é um shell de desktop mais simples e tradicional, modelado a partir do desktop GNOME 2. Ele usa um layout de dois painéis com uma lista de tarefas regular na parte inferior e um menu de aplicativos tradicional na parte superior.

O GNOME Classic é construído usando tecnologias do GNOME 3 e um pequeno conjunto de extensões do GNOME Shell. No entanto, ao contrário da sessão de Flashback do GNOME, a sessão clássica não usa gnome-panele um monte de applets antiquados.

Em vez disso, o GNOME Classic é construído usando as tecnologias do GNOME 3 e usa uma pequena seleção de extensões específicas do GNOME Shell para fornecer um menu de aplicativos e um layout de dois painéis.

De acordo com uma página do GNOME Wiki, a sessão … está disponível apenas em sistemas com determinadas extensões do GNOME Shell instaladas. Algumas distribuições do Linux podem não ter essas extensões disponíveis ou instaladas por padrão.

O GNOME Classic está, aparentemente, disponível no Fedora. No Ubuntu você precisa instalar o pacote gnome-shell-extensionsprimeiro.

‘Visão Geral de Atividades’

GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31

Consciente de que muitos fãs do Fedora fazem uso desta sessão opcional (algo negligenciada), Schaller diz que o trabalho foi feito para “melhorar a experiência”.

[O GNOME Design] Allan Day revisou a experiência e nós decidimos torná-la uma experiência mais pura no estilo GNOME 2, soltando completamente a visão geral quando você executa o modo clássico.GNOME melhora relatório de espaço em disco e modo clássico será renovado no Fedora 31

Essa mudança sozinha é uma grande novidade. Isso significa que a visão geral “Atividades” na área de trabalho do GNOME Shell será totalmente excluída do clássico.

Schaller acrescenta que os desenvolvedores também ‘investiram esforço’ para melhorar o alternador de espaço de trabalho disponível no modo clássico. O applet do painel, ele diz, agora está “completo” e até capaz de funcionar no desktop normal do GNOME Shell.

Sabemos que [o trabalho] melhorará muito a experiência [clássica] para muitos de nossos usuários e, ao mesmo tempo, permitirá que novas pessoas mudem para o Fedora e o GNOME para obter a vantagem de todas as outras grandes melhorias que estamos trazendo para o Linux e a área de trabalho do Linux.

Via

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado GitLab 12.0

Lançado GitLab 12.0

Mozilla usará tecnologia Microsoft para atualizar o Firefox

Mozilla usará tecnologia Microsoft para atualizar o Firefox