GNOME Mutter 46 Beta é ideal para jogadores e usuários de VM

Além disso, há outras mudanças de última hora

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O GNOME Shell e o compositor Mutter lançaram hoje seus lançamentos GNOME 46 Beta com algumas mudanças notáveis ??antes da API/ABI e congelamentos de recursos para o desktop GNOME 46 com lançamento previsto para março.

Embora o notável trabalho de recursos esteja concluído neste fim de semana, os lançamentos “46.beta” trazem alguns trabalhos emocionantes de última hora.

GNOME Mutter 46 Beta é ideal para jogadores e usuários de VM. O GNOME Mutter 46 Beta oferece:

  • Pontos de acesso do cursor do mouse para o modo atômico KMS. Essa alteração permite a configuração do modo kernel atômico em drivers virtualizados para lidar com casos anteriores em que havia um problema para drivers virtualizados em VMs para evitar a necessidade de usar o código DRM KMS herdado.
  • Refatoração do gerenciamento de foco do Wayland para que o gerenciamento de foco do teclado Wayland se comporte de forma semelhante ao X11 dentro do código Mutter.
  • Elimina o recurso experimental do agendador RT. Isso está sendo abandonado porque agora eles têm um thread KMS dedicado e permite o agendamento em tempo real incondicionalmente.
  • Suporte à propriedade KMS do intervalo Broadcast RGB/RGB para solucionar coletores quebrados.
  • A digitalização direta de superfícies cortadas e dimensionadas agora é suportada. Isso, por sua vez, permite que os jogos “quase sempre” atinjam varreduras diretas no modo de tela inteira, mesmo quando a escala fracionária é usada ou outras resoluções não nativas. Isso também melhora o desempenho da reprodução de vídeo em vários cenários.

Mas não encontrado no Mutter 46 Beta é o trabalho dinâmico de buffer triplo há muito perseguido pela Canonical/Ubuntu. O suporte à taxa de atualização variável Mutter (VRR) também não foi mesclado antes dos congelamentos do GNOME 46. Uma lista das alterações do GNOME Mutter 46 Beta pode ser encontrada neste commit.

GNOME Mutter 46 Beta é ideal para jogadores e usuários de VM
Imagem: Besthqwallpapers

O GNOME Shell 46 Beta oferece:

  • Estilo de alto contraste aprimorado.
  • Estilos padrão aprimorados.
  • O Editor de Texto GNOME agora é adicionado ao painel por padrão.
  • Melhor tratamento de falhas de screencast.
  • Melhor animação de minimização.

Além de várias outras mudanças, conforme descrito neste commit do GNOME Shell.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.