GNOME pode ganhar ferramenta de monitoramento do sistema

Você acharia a área de trabalho do GNOME mais útil se pudesse ober mais informações sobre o sistema que você está executando? Se é assim você pode estar interessado em ouvir sobre um novo aplicativo sendo debatido pelo membro da equipe de design do GNOME Allan Day. Ele propõe a criação de uma nova ferramenta de diagnóstico de hardware. Assim, o GNOME pode ganhar ferramenta de monitoramento do sistema.

Segundo ele, isso mostrará detalhes técnicos sobre o sistema e o hardware disponível. Também incluiria informações sobre o firmware do seu hardware e permitiria a inclusão de certas versões de firmware na lista negra.

Parece que seria muito útil, certo?

Ter um painel dedicado a confiar nos detalhes do hardware tornaria muito mais fácil para nós aprendermos mais sobre os sistemas que usamos. Afinal, nem todos constroem seu próprio PC ou conhecem seu laptop intimamente.

Porém, como Day observa, uma ferramenta de informações do sistema bem adaptada também seria útil em ‘situações de suporte e solução de problemas’. Por exemplo, quando alguém encontra problemas com uma peça de hardware após uma atualização de firmware.

Ferramenta de Informações de Hardware para Linux

Da mesma forma, Windows e o MacOS vêm com ferramentas integradas de informações do sistema. No entanto, cada sistema operacional varie na extensão das informações transmitidas e no tipo de usuário que eles esperam informar.

A caixa de diálogo “About this Mac” do macOS exibe um resumo não muito diferente do que o Ubuntu.

Settings > Details > About 

Um perfil de hardware (e software) mais abrangente, ilustrado na imagem acima, pode ser acessado através da System Information,ferramenta separada.

Portanto, ambas as ferramentas são claramente adaptadas para diferentes tipos de usuários.

Não que os usuários do Linux tenham poucas opções para consultar seu hardware. Um conjunto decente de ferramentas de hardware do sistema já está disponível para o Linux.

Estas vão desde aplicações legais como HardInfo, para clones CPU-Z do Linux (I-Nex e CPU-G ou Z), a ferramentas nos terminais como NeoFetch. Do mesmo modo, também se pode fazer isso pela linha de comando com o  ifconfig(instalando net tools no Terminal), lspcilsusb, e semelhantes.

Um design é necessário

Com esse potencial aplicativo avançado liderado pela equipe de projeto do GNOME, há uma oportunidade real de criar algo especial.

Mas antes que um design possa ser reunido, são necessárias respostas para algumas questões-chave. Tais como:

  • Quais informações de hardware devem ser mostradas?
  • Quanto detalhe deve ser relatado?
  • Que informação não é útil para ver?
  • As versões do firmware devem ser exibidas?
  • Qual hardware pode ser consultado de forma confiável?

Como esta é uma discussãoinicial, não há código para ver ou o repositório do Gitlab neste momento. Porém, se você acha que pode oferecer algum insight, ou gostaria de ajudar a codificar o aplicativo, acesse o tópico do GNOME abaixo.

“Ajuda necessária: Ferramenta de Diagnóstico de Hardware Dedicado”

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile