GNOME Shell 45.1 chega ao Ubuntu 23.10

Vejam as novidades que chegam ao Ubuntu.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A atualização do GNOME Shell 45.1 chega ao Ubuntu 23.10. A recente atualização do GNOME Shell 45.1 começou a ser distribuída para usuários do Ubuntu 23.10.

Como o primeiro lançamento pontual emitido para o GNOME Shell desde o lançamento do GNOME 45 em setembro, a atualização vem com uma variedade de correções de bugs, limpezas de código e soluções para travamentos.

As correções específicas mencionadas no changelog oficial do upstream incluem:

  • Corrigir manipulação de rolagem em controles deslizantes;
  • Lidar com o não redirecionamento como parte da transição de estado na visão geral;
  • Lidar com janelas DESKTOP durante animações do espaço de trabalho;
  • Corrija mudanças inesperadas de foco com aplicativos de múltiplas janelas;
  • Melhore o indicador de gravação em estilo leve;
  • Corrigir a redução do pop-up do calendário nas alterações de data;
  • A correção pop do calendário aborda a seguinte peculiaridade, onde se você clicar em uma data na linha inferior, todo o miniaplicativo se contrai. Estranhamente, isso não acontece se você clicar primeiro em uma data que não está na última linha:

GNOME Shell 45.1 chega ao Ubuntu 23.10

O Ubuntu vem com uma versão personalizada do GNOME Shell, com uma série de patches aplicados para oferecer suporte a recursos ou ajustar comportamentos, como preferir o tema do shell Yaru, alertar a cor de fundo da tela de login e oferecer suporte à troca de usuário via LightDM.

Mas com o GNOME Shell 45.1, os desenvolvedores do Ubuntu conseguiram lançar 2 patches que a nova versão agora contém/endereça nativamente, o que é bom. Um delta reduzido facilita o teste, a manutenção e o empacotamento.

De qualquer forma, essas são as principais mudanças no GNOME Shell 45.1. Você deve ficar intrigado com as novidades quando vir a atualização esperando por você, na próxima vez que executar o Update Manager.

Por falar no assunto, os desenvolvedores do GNOME lançaram o Mutter 45.1 há cerca de um mês. Essa atualização de correção de bug também chegará ao Ubuntu 23.10 em breve.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.