GNOME Shell e Mutter 45.1 vêm com melhorias no Xwayland e Wayland

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A nova versão do GNOME Shell e Mutter 45.1 acabam de ser lançados com melhorias no Xwayland e Wayland. Estes recursos também trazem correções para vários bugs e travamentos para uma experiência de desktop GNOME 45 melhor e mais estável.

Depois de lançar o GNOME 45.1 no mês passado como o primeiro lançamento pontual para a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga” , o Projeto GNOME também publicou hoje atualizações para dois componentes importantes, GNOME Shell e Mutter.

O GNOME Shell 45.1 parece uma pequena atualização que corrige o manuseio da rolagem nos controles deslizantes, melhora o indicador de gravação ao usar o estilo Light, corrige o encolhimento do pop-up do Calendário nas alterações de data, adiciona a capacidade de lidar com o não redirecionamento da Visão Geral das Atividades como parte da transição de estado, bem como a capacidade de lidar com janelas da área de trabalho durante animações do espaço de trabalho.

Por outro lado, o Mutter 45.1 vem com mais do que mudanças, incluindo suporte aprimorado ao Xwayland, habilitando o portal XDG somente quando não está aninhado e corrigindo a configuração headless com o driver gráfico NVIDIA, a capacidade de aplicar configurações de track point, bem como Wayland aprimorado suporte enviando modificadores de teclado após o evento enter.

GNOME Shell e Mutter 45.1 vêm com melhorias no Xwayland e Wayland

GNOME Shell e Mutter 45.1 vêm com melhorias no Xwayland e Wayland

O Mutter 45.1 também adiciona correções para uma regressão vsync, para filtragem de eventos de atalho de teclado na presença de capturas, para suporte de varredura direta ao usar escalonamento inteiro, para capitalização de algumas teclas quando Caps Lock está ativo, para visibilidade de cursores de software ao usar direto scanout e para alguns artefatos na parte inferior de algumas superfícies.

Por último, mas não menos importante, a janela Mutter e o gerenciador composto do GNOME agora descartam configurações de monitor com escalonamento fracionário quando não são utilizáveis, inibem o agendamento em tempo real durante a configuração do modo e não atrasam mais as atualizações de quadros após um período ocioso.

É claro que várias falhas e muitos outros bugs menores não mencionados neste artigo também foram resolvidos para que você possa desfrutar de uma experiência de desktop GNOME melhor e mais estável. Para mais detalhes, confira o changelog aqui e aqui.

As atualizações do GNOME Shell 45.1 e do Mutter 45.1 estarão em breve disponíveis para instalação nos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux, portanto, certifique-se de manter seus sistemas sempre atualizados.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.