in

GNOME Shell e Mutter começa a implantar integração do Graphene

Graphene começou a substituir alguns elementos do Clutter.

Ambiente de área de trabalho "Gresik" do GNOME 3.36 entra em desenvolvimento

No mais novo código de desenvolvimento do GNOME Shell e Mutter para GNOME 3.36, a integração do Graphene começou a substituir alguns elementos do Clutter. O grafeno é uma biblioteca leve que foi desenvolvida por Emmanuele Bassi, do GNOME. Assim, o GNOME Shell e Mutter começa a implantar integração do Graphene.

O Graphene – que não deve ser confundido com vários outros projetos de software que compartilham nomes semelhantes. Ele se destina a uma biblioteca muito leve que fornece tipos de gráficos e sua API relativa, evitando quaisquer bits do sistema de janelas e outras funcionalidades com essa camada, focada apenas em fornecer operações vetoriais rápidas.

GNOME Shell e Mutter começa a implantar integração do Graphene

GNOME Shell e Mutter começa a implantar integração do Graphene

O Graphene possui caminhos rápidos para extensões SSE2, ARM NEON, GCC Vector e outras otimizações para lidar de maneira ideal com tipos de dados gráficos como matrizes, vetores e pontos.

O código do Graphene fornece integração opcional do GObject, mas essa biblioteca pode ser usada fora do GNOME em si, caso algum desenvolvedor esteja interessado em usar seu próprio código gráfico.

patches de grafeno para o GNOME Shell e Mutter pendentes há mais de sete meses e esse código inicial foi mesclado nesta manhã.

Na parte 1, vários objetos de geometria/ponto/retângulo/vetor Clutter são substituídos pelo código de grafeno. Por fim, isso deve proporcionar um melhor desempenho em várias operações de tipos de dados gráficos, além de limpar alguns dos códigos de baixo nível do GNOME no processo.

Essa integração inicial está agora em vigor para a série inicial do GNOME 3.35/3.36, embora espere que ocorram mais melhorias no grafeno, agora que o suporte e a dependência inicial estão em vigor.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Canonical tem 437 funcionários, faturou US$ 99 milhões mas operava com prejuízo

Canonical tem 437 funcionários, faturou US$ 99 milhões mas operava com prejuízo

como-instalar-o-runelite-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse-cliente-runelite-osrs

Como instalar o RuneLite no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Cliente RuneLite OSRS