in

GNOME Shell pode em breve respeitar configurações de fonte

Mudar a fonte sem complicações é um desafio que promete ser facilitado.

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Você já quis mudar a fonte do GNOME Shell apenas para saber que não pode, não sem editar um arquivo .css oculto? Se assim for, os desenvolvedores do GNOME ouviram suas preces e estão finalmente trabalhando em uma correção para esse problema negligenciado há muito tempo.

Florian Müllner contribuiu com o código necessário para fazer com que o GNOME Shell respeitasse suas configurações de fonte. Assim, elas podem ser configuradas usando a ferramenta GNOME Tweaks. Se aprovada, a alteração significaria que a fonte da interface seria definida aqui:

GNOME Shell pode em breve respeitar configurações de fonte

Observe na imagem acima a interface GNOME Shell, incluindo a parte superior da barra, applet de calendário, notificações de desktop, menus do painel, e Atividades e Aplicações.

Alterar a fonte do shell do GNOME

É importante enfatizar o que é essa mudança e o que ela não é. Já é possível alterar a fonte usada para aplicativos de desktop através da ferramenta Tweaks.

O problema é que a interface “shell” não pega ou usa a fonte configurada lá. Em vez disso, o padrão é um valor codificado embutido no arquivo .css para o tema padrão do GNOME Shell. Porém, a fonte pode variar de acordo com a sessão: Cantarell em vanilla GNOME, fonte Ubuntu no Ubuntu, e Fira Sans em Pop! _OS.

Se você quiser fazer com que a fonte do GNOME Shell coincida com a usada pelo restante da área de trabalho, você tem duas opções no momento:

  1. Edite o tema padrão .csspara referenciar a fonte que você deseja usar;
  2. Instalar um tema personalizado do GNOME Shell que especifica uma fonte.

Nenhuma das soluções é uma abordagem elegante ou amigável ao usuário, de acordo com o restante da experiência do usuário do Shell do GNOME.

No entanto o patch de Florian Müllner é um passo bem-vindo na direção certa. Porém, ainda não é uma versão final, estável ou garantida para chegar a tempo do GNOME 3.34.

Você pode ver uma demonstração do patch dele neste vídeo do BabyWogue, começando em 1’11”

Rockstar Devs

Os desenvolvedores do GNOME estão realmente resolvendo “problemas antigos” agora. Vimos recentemente, trabalhos para dar suporte a nomes de aplicativos com várias linhas na seção de Aplicativos. Além disso, foi adicionado o gerenciamento de pastas arrastar e soltar frequentemente solicitado.

Contudo, há problemas que podem dificultar esse esforço para trazer consistência de fonte para o Shell.

O GNOME Shell tende a usar diferentes tamanhos de fonte em diferentes partes da interface. Se um usuário puder definir uma fonte personalizada por meio de um recuso no Tweaks > Fonts > Interface, também poderá esperar que ela se adeque ao tamanho de fonte especificado?

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Vários aplicativos Linux são executados no Smartphone Librem 5 Linux

Vários aplicativos Linux são executados no Smartphone Librem 5 Linux

Firefox 68 terá mudanças na barra de endereços

Firefox 68 terá mudanças na barra de endereços