Notícias

01/11/2021 às 19:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNU Linux-libre 5.15 chega com mais Deblobbing e conserta -Werror

GNU Linux-libre 5.15 chega com mais Deblobbing e conserta -Werror

Logo após o lançamento do kernel do Linux 5.15 na noite anterior, o pessoal da Free Software Foundation lançou o GNU Linux-libre 5.15-gnu como a versão mais recente de seu downstream. Esta versão é conhecida por remover a funcionalidade dependente de firmware ou microcódigo de software apenas binário/não-livre, bem como a capacidade de carregar módulos de kernel fechados e outras restrições de software não-livre determinadas. Assim, o GNU Linux-libre 5.15 chega com mais Deblobbing e conserta -Werror.


Neste ciclo, os desenvolvedores do Linux-libre têm lidado com a nova opção -Werror Kconfig do kernel do Linux para habilitar a opção do compilador que gera avisos de erros. Embora essa opção tenha sido configurada para não ser habilitada por padrão agora para Linux 5.15, o pessoal do Linux-libre tem tentado limpar algumas de suas máquinas. Assim, isso provoca algumas alterações principalmente quando passam pelo processo de “desblobbing”, muitas vezes deixando argumentos não utilizados para funções e outras alterações que emitem novos avisos do compilador. Portanto, os desenvolvedores do Linux-libre têm trabalhado para fazer alterações lá para que esses avisos não sejam considerados erros.

Também houve outras mudanças, como problemas com o termo “upstream” do kernel. “Eu ajustei o nome que vem em pacotes instantâneos (IMHO, nenhum projeto deve se rotular como”upstream”, e o projeto que chamamos de upstream não é exceção 🙂“.

GNU Linux-libre 5.15 chega com mais Deblobbing e conserta -Werror

GNU Linux-libre 5.15 chega com mais Deblobbing e conserta -Werror

Alexandre Oliva anunciou hoje o lançamento e disponibilidade do kernel GNU Linux-libre 5.15 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux.

Quanto ao que há de novo ou diferente em relação à eliminação de blob do GNU Linux-libre 5.15:

Como de costume, este lançamento precisava de atualizações para a limpeza dos drivers adreno, btusb, btintel e brcmfmac, bem como para um novo arquivo de dispositivo da variante qcom aarch64. O driver do prism54 foi removido (o p54 permanece), então abandonamos a limpeza. 

Por outro lado, o driver rtl8188eu também foi abandonado em favor do r8188eu recém-adicionado. Embora apreciemos a remoção de drivers que funcionam apenas na presença de blobs, os drivers de substituição são tão dependentes de blobs quanto os removidos. Outro novo driver que foi limpo é o gehc-achc. Não há informações sobre para que serve esse driver, nem se há mesmo uma distribuição do firmware que ele carrega para verificar as fontes e a licença. O firmware solicitado não parece ser um código fornecido pelo usuário, então presume-se que seja um software não-livre fornecido.

O kernel GNU Linux-libre 5.15 pode ser baixado de FSFLA.org. Você pode instalá-lo em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.