GNU Linux-Libre 5.17 lançado para defensores do software livre

O GNU Linux-Libre 5.17 acaba de sair como o sabor downstream do Linux 5.17 e que remove o código/suporte dependendo do microcódigo de código fechado ou outros fragmentos não livres, além de remover a capacidade de carregar módulos de kernel proprietários.

O GNU Linux-libre 5.17-gnu saiu um dia depois do normal devido às mudanças de última hora no script de desblobbing entre o 5.17-rc8 e o lançamento final de domingo anunciado por Linus Torvalds.

Esperávamos um lançamento durante a incrível conferência LibrePlanet da FSF, mas, infelizmente, isso não era para ser. A limpeza de scripts foi necessária mudanças para a versão final, em comparação com -rc8, e isso atrasou o liberar bastante significativamente.

GNU Linux-Libre 5.17 lançado para defensores do software livre

Quanto às mudanças de desblobbing neste ciclo v5.17,

Esta versão exigia atualizações para limpar a lógica para tegra, bnx2x, mt7915, btmtk, mscc e nova lógica para arquivos dts para vários novos SoCs aarch64 e para um novo driver para tablets Android x86.

Scripts de limpeza GNU Linux-libre 5.17-gnu, fontes limpas e logs de limpeza (incluindo assinaturas tarball) agora estão disponíveis em nosso arquivo de lançamento baseado em git git://linux-libre.fsfla.org/releases.git/ tags {scripts,sources,logs}/v5.17-gnu.

GNU Linux-Libre 5.17 lançado para defensores do software livre

Tarballs compactados e patches incrementais também estão disponíveis no seguinte link:

https://www.fsfla.org/selibre/linux-libre/download/releases/5.17-gnu/.

Para os interessados neste sabor GNU downstream do kernel Linux, veja p anúncio v5.17 para obter maiores informações.

Outra informação importante é que o desenvolvedor Jason Self começou a compartilhar o trabalho de preparação e verificando as várias versões estáveis upstream que limpamos e lançamos toda semana. Por favor, junte-se a mim para agradecê-lo por ajustar nosso fator de uma forma desejável! É provável que haja mudanças futuras nos detalhes sobre assinaturas à medida que simplificamos esse novo modo de cooperação.

Para notícias atualizadas, junte-se a nós no IRC (#gnu-linux-libre em libera.chat), ou siga-me nas redes sociais P2P ou federadas (o link minha assinatura tem direções).

Então, o que é o GNU Linux-Libre?

GNU Linux-libre é uma versão gratuita do kernel Linux, adequado para uso com o sistema operacional GNU em 100% gratuito. Aqui está uma lista de distribuições de sistema GNU/Linux-libre: http://www.gnu.org/distros/

Este kernel remove componentes não-Livres do Linux, que são disfarçados de código-fonte ou distribuído em arquivos separados. Além disso, desabilita solicitações de tempo de execução para componentes não-Livres, enviados separadamente ou como parte do Linux, e documentação apontando para eles, para evitar (Livre) atraindo usuários para a armadilha do Software não-Livre. http://www.fsfla.org/anuncio/2010-11-Linux-2.6.36-libre-debait.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile