GNU Radio tem nova versão

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

Após seis anos desde o último lançamento significativo, saiu finalmente a nova versão do GNU Radio, a 3.8.0. Para aqueles que desconhecem a GNU Radio, este software é um conjunto de programas e bibliotecas que permitem criar sistemas de rádio, esquemas de modulação e a forma de sinais recebidos e enviados. Assim, o GNU Radio tem nova versão.

O projeto está licenciado sob a licença GPLv3. O código para a maioria dos componentes do GNU Radio é escrito em Python. Porém, as partes críticas para desempenho e latência são escritas em C ++. Isso permite que o pacote seja usado para resolver problemas em tempo real.

A plataforma pode ser usada para criar dispositivos como estações base para redes GSM, dispositivos para leitura remota de etiquetas RFID (identificações eletrônicas e passes), smart cards), receptores GPS, WiFi, receptores e transmissores de rádio FM, decodificadores de TV, radares passivos, analisadores de espectro etc.

Além do USRP, o pacote pode usar outros componentes de hardware para sinais de entrada e saída. É o caso, por exemplo, de drivers para placas de som, TVs, BladeRF, Myriad-RF, HackRF, UmTRX, Softrock, Comedi, FUNcube, FMCOMMS, USRP e S-Mini.

A composição também inclui uma coleção de filtros, codecs de canal, módulos de sincronização, demoduladores, equalizadores, codecs de voz, decodificadores e outros elementos necessários para criar sistemas de rádio.

Com todos esses elementos, é possível projetar sistemas de rádio mesmo sem habilidades de programação.

GNU Radio tem nova versão. Quais as novidades?

Com a chegada desta nova versão do GNU Radio 3.8.0, os desenvolvedores fizeram a transição de código usando o desenvolvimento do padrão C ++ 11 e o sistema de compilação Cmake e usando o estilo de código alinhado com o formato clang. Dependências incluem MPIR/GMP, Qt5, gsm e codec2. Por meio do qual os requisitos de dependência foram atualizados para CMake, GCC, MSVC, Swig, Boost. Por sua vez, foram removidos das dependências libusb, Qt4 e CppUnit. 

O código GNU Radio 3.8.0 é compatível com o Python 3 e os desenvolvedores relataram que o próximo ramo do GNU Radio 3.8 será o último com suporte para o Python 2.

 

Em gnuradio-runtime, o processamento de valores fracionários de tags de “tempo” foi reprojetado no contexto do aplicativo com módulos de sobre amostragem.

O suporte opcional para a geração de código C ++ foi adicionado à interface gráfica GRC (GNU Radio Companion), em vez de XML, o formato YAML foi usado, o blks2 foi removido, as ferramentas de tela foram significativamente melhoradas e suporte para setas arredondadas foi adicionado.

Das outras mudanças que se destacam, encontramos:

  • A GUI do gr-qtgui foi movida do Qt4 para o Qt5;
  • Gr-utils melhorou significativamente o utilitário gr_modtool. Utilitários baseados em PyQwt foram removidos da composição
  • Suporte descontinuado para os módulos gr-comedi, gr-fcd e gr-wxgui.

Como instalar o GNU Radio no Ubuntu e derivados?

Para aqueles que estão interessados ??em instalar esta nova versão, no momento eles devem compilar seu código fonte. Isto porque ainda não está disponível nos repositórios do Ubuntu.

Antes disso devemos instalar as dependências necessárias para a sua operação, estas são instaladas abrindo um terminal no sistema. Nele você digitará o seguinte:

sudo apt install git cmake g++ libboost-all-dev libgmp-dev swig python3-numpy
python3-mako python3-sphinx python3-lxml doxygen libfftw3-dev libcomedi-dev
libsdl1.2-dev libgsl-dev libqwt-qt5-dev libqt5opengl5-dev python3-pyqt5
liblog4cpp5-dev libzmq3-dev python3-yaml python3-click python3-click-plugins

Depois disso, só precisaremos digitar o seguinte para fazer o download do código-fonte:

git clone --recursive https://github.com/gnuradio/gnuradio.gi
cd gnuradio
mkdir build
cd build

E finalmente vamos realizar a compilação digitando os seguintes comandos um por um:

cmake ../
make
make test
sudo make install

Via Ubunlog

Share This Article
Sair da versão mobile