GnuCash 4.0 é lançado

O software de contabilidade gratuito GnuCash 4.0 é lançado prometendo vários novos recursos para quem precisa desta ferramenta. Além de ter muitas funções o GnuCash é multiplataforma e está preparado para gerenciar suas finanças, investimentos e contas. E o novo GnuCash 4.0 chega dois anos depois do lançamento da série GnuCash 3.0

Assim, ele está aqui para apresentar uma infinidade de novos recursos e melhorias, além de dependências atualizadas. Portanto, isso inclui GCC 8.0 ou Clang 6.0, CMake 3.10, Boost 1.67.0, gettext 0.19.6, GTK 3.22.30, Webkit 2.14.1 e Glib 2.56.1.

Os destaques incluem uma nova ferramenta de linha de comando gnucash-cli para atualizar os preços e executar relatórios por nome ou guia diretamente da linha de comando, além da capacidade de salvar as larguras das colunas de entrada na coluna Documento comercial (faturas, faturas e comprovantes de funcionários) como padrões para cada tipo de documento.

GnuCash 4.0 é lançado com muito mais novidade

Uma nova funcionalidade de pesquisa de digitação antecipada foi adicionada à pesquisa seqüencial ao selecionar uma conta no registro para facilitar a seleção da conta que você deseja usar. Além disso, os anexos nas transações agora são destacados com um símbolo no registro.

O GnuCash 4.0 também adiciona uma nova caixa de diálogo Transaction Association no menu Update Association for Transaction. Isso serve para definir, alterar e excluir associações. Do mesmo modo, há um novo relatório do Dashboard fornecendo dados de contas para receitas e despesas, resumo da conta e um gráfico de despesas.

O importador de arquivos OFX foi atualizado nesta nova versão. Então, ele permite que os usuários importem vários arquivos por vez e a capacidade de passar informações de saldo nas importações OFX para as informações de reconciliação. Além disso, uma nova barra de ferramentas de pagamento de processo foi adicionada às opções de Cliente, Fornecedor e Funcionário.

O suporte para o AQBanking Versão 6 também foi implementado no GnuCash 4.0. Isso serve para suportar os novos protocolos FinTS da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2), juntamente com o suporte ao IVA do Reino Unido e ICMS australiano no relatório Renda-GST.

Outras características

Esta versão também possibilita adicionar anotações aos orçamentos, exibir códigos de conta na exibição em árvore do orçamento e carregar modelos de conta de locais diferentes do padrão para o aplicativo ao criar uma nova hierarquia de contas.

Como essa é uma atualização importante, ela também inclui inúmeras outras alterações menores em itens como preenchimento rápido nos selecionadores de contas, a hierarquia do widget GnuCash para CSS, o correspondente da conta, a página Contas, as colunas da janela do correspondente e outros componentes principais do aplicativo. Mais detalhes sobre essas alterações estão disponíveis aqui.

O GnuCash 4.0 já está disponível para download no site oficial. Você pode instalá-lo a partir de fontes ou como um Flatpak ou a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile