GnuCash 5.0 promete um novo assistente de transações de estoque

Também promete um novo relatório de lotes de investimento e facilita a definição de limites altos e baixos em uma conta.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Para quem precisa de um software de contabilidade gratuito, está chegando o GnuCash 5.0. O programa é de código aberto e multiplataforma. Além disso, o programa promete alguns novos recursos interessantes para aqueles que gostam de gerenciar suas finanças em suas distribuições GNU/Linux. Sendo assim, o GnuCash 5.0 promete um novo assistente de transações de estoque.

A equipe de desenvolvimento do GnuCash anuncia o GnuCash 4.900, a primeira versão instável que leva ao GnuCash 5.0.

A próxima versão principal vem com um novo Assistente de transação de estoque que pode ser acessado no menu Ações. Esse recurso o guiará na entrada da maioria das transações de investimento para títulos, fundos mútuos e ações.

Outra nova funcionalidade do GnuCash 5.0 é um relatório de lotes de investimento, que apresenta um gráfico de ganhos e perdas de capital num período por lote de investimento. Este recurso funciona apenas quando você usa a caixa de diálogo Exibir lotes para gerenciar ganhos e perdas de capital e pode ser acessado no menu Relatórios > Ativos e passivos.

Outra novidade na próxima versão do GnuCash 5.0 é a guia “Mais propriedades” na caixa de diálogo Nova/Editar conta, que torna mais fácil para você definir limites baixos e altos em uma conta. Esta nova guia é acompanhada por uma nova coluna “Limite de Saldo” na Página de Contas, que exibirá um indicador quando o saldo da conta ficar acima ou abaixo do limite definido.

GnuCash 5.0 tem muitos recursos, entre eles, um novo assistente de transações de estoque

GnuCash 5.0 promete um novo assistente de transações de estoque

Entre outras mudanças, há um único item de menu “Importar do AQBanking” que suporta a importação de qualquer formato de arquivo suportado pela biblioteca gratuita de banco on-line AQBanking, que substitui os itens de menu de importação para os formatos DTAUS, MT940 e MT942, bem como uma nova lista suspensa no preenchimento rápido do campo de descrição do cadastro para listar possíveis preenchimentos.

Além disso, o GnuCash 5.0 virá com uma nova interface Finance::Quote reescrita em C++, suporte para o novo sistema GMenu/GMenuModel para sua estrutura de menu GTK, novos comandos para gnucash-cli (a versão de linha de comando do GnuCash) , e altera a normalização Unicode para correspondências de string de NFKC para NFC, o que afetará fontes e variantes posicionais.

Claro, também haverá muitas correções de bugs e outras melhorias ocultas para tornar o GnuCash o melhor software de contabilidade gratuito possível. Não há data de lançamento definida para o GnuCash 5.0, mas você pode experimentar uma versão de pré-lançamento na página GitHub do projeto ou Flathub beta, mas não é recomendado para uso em produção.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.