Godot Engine recebeu investimentos do Facebook/Meta para desenvolvimento do XR

Claylson Martins
Claylson Martins

Parece que o Blender não é o único projeto de código aberto e gratuito que atrai a atenção dos patrocinadores, especialmente grandes empresas como a Meta ou o Google. Assim, a equipe do Godot Engine anuncia agora que o Facebook/Meta lhes deu financiamento adicional para o trabalho de VR/AR (XR). Assim, a Godot Engine recebeu investimentos do Facebook/Meta para desenvolvimento do XR.

Temos o prazer de anunciar que o projeto Godot Engine está recebendo uma nova concessão do Reality Labs da Meta para apoiar nosso trabalho nas capacidades de XR do motor.

Isso renova o compromisso da Reality Labs em apoiar o mecanismo de jogo Godot, de código aberto, após uma primeira concessão em dezembro de 2020. Essa concessão nos permitirá continuar nossos esforços para fornecer uma solução multifuncional de alta qualidade, gratuita e de código aberto para aplicativos de RA e VR.

Projetamos um pacote de trabalho XR para 2022, que é financiado graças a esta generosa doação. Como todas as doações e patrocínios corporativos da Godot, esta concessão é administrada por nosso patrocinador legal e fiscal Software Freedom Conservancy, uma instituição de caridade sem fins lucrativos que promove a liberdade do software.

Godot Engine recebeu investimentos do Facebook/Meta para desenvolvimento do XR

Godot Engine recebeu investimentos do Facebook/Meta para  desenvolvimento do XR
Godot Engine recebeu investimentos do Facebook/Meta para desenvolvimento do XR

Isso vem na sequência da concessão que a equipe de Godot recebeu na mesma época em 2020, que viu o desenvolvedor Bastiaan Olij reformular muitas partes do suporte XR em Godot, incluindo uma versão móvel do renderizador Vulkan, suporte de renderização estereoscópica através de Multiview e uma reescrita do núcleo Sistema XR no próximo Godot 4. Além disso, o trabalho foi feito para trazer suporte OpenXR baseado em OpenGL completo para Godot 3 e demais.

Parece que o trabalho para 2022 que esse subsídio financiará é empolgante. Metade dos fundos vai para melhorias gerais, suportando mais dispositivos e um monte de novos recursos. A outra metade, entretanto? Eles trabalharão em “trazer a experiência de edição Godot para o XR”, o que parece ser bastante benéfico para os desenvolvedores de jogos terem uma noção adequada de suas experiências XR com menos alternância entre desktop e fones de ouvido.

Godot 4 com certeza está parecendo mais emocionante cada vez que ouvimos o que vai estar nele. Ele está rapidamente se transformando em um dos motores de jogo gratuitos e de código aberto mais poderosos.

Veja o anúncio para mais informações.

Via GamingonLinux

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.