Golpistas se aproveitam de tragédia na Turquia e na Síria para roubo de doações

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

A crise humanitária na Turquia e na Síria está movimentando o mundo inteiro para enviarem suas ajudas na forma de doações para esses países. No entanto, golpistas estão praticando o roubo de doações para a Turquia, abusando de plataformas legítimas como PayPal e Twitter.

Crise humanitária na Turquia e na Síria

Nos últimos dias, um terremoto de alta magnitude ceifou mais de 15.000 vidas nos dois países. Esse terremoto também causou grandes danos à infraestrutura e interrompeu a conectividade de rede no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo.

À medida que o governo, as empresas e as organizações de caridade se empenham para arrecadar fundos e ajudar as vítimas desse desastre ecológico, os agentes de ameaças não perdem tempo em atingir doadores inocentes e praticarem os seus golpes para roubarem essas doações.

Golpistas abusam do PayPal e Twitter para roubo de doações

O BleepingComputer identificou vários golpes em execução no Twitter e abuso de plataformas legítimas, como as páginas de arrecadação de fundos do PayPal, para criar sites fraudulentos convincentes e praticar o roubo de doações de doadores dessa tragédia ocorrida na Turquia e na Síria.

Em um dos golpes, os cibercriminosos desenvolveram uma campanha de arrecadação de fundos chamada “Turkey Earthquake Relief” (Alívio do terremoto na Turquia) no Twitter.

Para ganhar alguma credibilidade, a conta retuita persistentemente atualizações de agências de notícias estabelecidas e funcionários do governo. Abaixo, a página identificada na plataforma:

golpistas-se-aproveitam-de-trajedia-na-turquia-e-na-siria-para-roubo-de-doacoes

Como você pode observar, há um link do PayPal na biografia desta conta. Os golpistas levam doadores ao site real do PayPal.com, que hospeda uma página de arrecadação de fundos: “https://www.paypal.com/pools/c/8RmZmKAxvQ”.

golpistas-se-aproveitam-de-trajedia-na-turquia-e-na-siria-para-roubo-de-doacoes

A conta falsa do Twitter já foi suspensa, embora a página de arrecadação de fundos do PayPal ainda esteja ativa, de acordo com o Bleeping Computer. De acordo com o site, a arrecadação de fundos do PayPal arrecadou um total de $ 900 (cerca de quase R$ 4.700,00) em doações, com o criador da página “doando” $ 500 (quase R$ 2.600,00) para sua própria “causa” para fazer a arrecadação de fundos parecer autêntica.

O BleepingComputer relatou esta arrecadação de fundos ao PayPal e abordou a empresa para comentar. Um porta-voz do PayPal compartilhou uma declaração com o site:

O PayPal é usado por mais de 500.000 instituições de caridade legítimas e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. Embora a grande maioria das pessoas que usam o PayPal para aceitar doações tenha as melhores intenções, inevitavelmente há algumas que tentam se aproveitar da natureza caridosa e da generosidade dos outros.

A empresa revelou que “as equipes do PayPal estão sempre trabalhando diligentemente para examinar e banir contas, principalmente após eventos como o terremoto na Turquia e na Síria, para que as doações sejam destinadas às causas pretendidas”.

O PayPal ainda disse que incentiva a comunidade a sinalizar qualquer atividade suspeita para a empresa.

Sempre, recomendamos que qualquer pessoa que queira apoiar os esforços de socorro a desastres o faça por meio de organizações ou campanhas corporativas comprovadas e confiáveis.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.