Notícias

18/10/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Google adiciona novas vozes para leitura no Chrome OS

As vozes parecem humanas e prometem deixar a leitura mais fluida

Google adiciona novas vozes para leitura no Chrome OS

O Chrome OS inclui um excelente recurso de acessibilidade chamado Selecionar para falar, que é essencialmente um leitor de tela com alguns recursos adicionais, por exemplo. Agora, o Google adicionou novas vozes para essa leitura no Chrome OS.


O recurso em si, dá aos usuários a opção de ouvir o texto na tela e destacar partes do texto para melhorar o foco. Além disso, permite que os usuários controlem a velocidade da voz de leitura e pule para diferentes partes do texto com facilidade. Agora, ele está lançando vozes que parecem mais humanas para tornar o texto falado mais fluido e fácil de entender.

Em uma postagem recente no blog, o Google anunciou que está lançando vozes mais naturais para o recurso, incluindo vários sotaques, para melhorar a compreensão. Isso pode melhorar a utilização do recurso e torná-lo mais natural, pelo menos aos ouvidos de quem ouve a leitura da tela.

Selecionar para falar em Chromebooks agora está disponível em vários sotaques em 25 idiomas. Além disso, o Google planeja adicionar suporte para mais idiomas e sotaques no futuro. No entanto, isso já é bem satisfatório, pelo menos por enquanto.

A imagem abaixo, mostra como a leitura com as novas vozes acontece. Apesar de uma “robotização” da voz, ela parece mais “humana” e isso pode ser mais ouvível pelos usuários dos Chromebooks.

google-adiciona-novas-vozes-para-leitura-no-chrome-os
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Novas vozes adicionadas no Chrome OS para leitura de tela do Chromebook

google-adiciona-novas-vozes-para-leitura-no-chrome-os

Se você quiser experimentar as novas vozes em seu Chromebook, vá para a seção Acessibilidade nas configurações e selecione Gerenciar recursos de acessibilidade. Em seguida, ative Habilitar selecione para falar em Texto para fala e escolha sua voz preferida. Após isso, selecione o texto que deseja ler em voz alta e pressione o botão Tudo ou a tecla Launcher+S.

Além das novas vozes para o recurso, o Google destacou vários outros recursos de acessibilidade do Chromebook em sua última postagem no blog, visualizadas pelo XDA. A empresa falou sobre novos recursos para o ampliador de tela, como panorâmica e atalhos do teclado, novos tutoriais no produto para ChromeVox e varredura pontual. Esses recursos foram lançados com as atualizações do Chrome OS no ano passado.

Esses novos recursos fazem do Chromebook, um ambiente mais acessível e dá aos usuários mais integração com os seus dispositivos. As novas vozes adicionadas pelo Google é um passo importante para tornar o recurso ainda melhor e, fazer com que os usuários os usem, de fato!

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.