Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite

Claylson Martins
3 minutos de leitura
Imagem: Google

O Google agora facilita o bloqueio de convites indesejados de agenda, comumente usados por agentes de ameaças em campanhas de phishing e mal-intencionadas, evitando que sejam adicionados ao seu Google Agenda. Sendo assim, o Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite

Isso foi conseguido melhorando a configuração “Adicionar convites automaticamente”, que agora permite que você escolha entre adicionar convites automaticamente à sua agenda ou adicioná-los apenas se você tiver respondido (RSVP) ao convite do evento por e-mail.

O que diz o Google

Melhoramos a configuração “Adicionar convites automaticamente” para ajudar a evitar que convites indesejados sejam adicionados à sua agenda. Agora você pode escolher: 

  • Sempre tenha convites adicionados automaticamente 
  • Só os adicione automaticamente se você tiver RSVP no convite do evento por e-mail.

“Esses controles adicionais podem ajudá-lo a gerenciar sua agenda com menos trabalho manual, garantindo que eventos indesejados não apareçam e você veja apenas os eventos que são importantes para você”, explicou o Google.

“Este recurso estará DESATIVADO por padrão e pode ser ativado pelo usuário em Abrir Google Agenda> Vá para configurações> Vá até as configurações do evento> Adicionar convites à minha agenda.”

O novo recurso começou a ser implementado gradualmente em um ritmo de lançamento rápido para clientes do Google Workspace, do G Suite Basic e Business e usuários com Contas do Google pessoais.

Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite
Evite convites indesejados no Google Agenda (Google)

Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite

Conforme relatado anteriormente, há mais de dois anos, o Google tem trabalhado em uma solução para impedir que os remetentes de spam enviem convites mal-intencionados aos usuários do Google Agenda.

Embora, para muitos, este pareça ser um problema inócuo no início, alguns desses eventos de spam estavam redirecionando potenciais vítimas para páginas de destino de phishing por meio de URLs maliciosos, de acordo com relatórios de usuários.

O objetivo final desses ataques é colher as credenciais dos alvos ou infectá-los com malware através de sites maliciosos.

Na época, a empresa disse que estava “ciente da ocorrência de spam no Agenda” e “trabalhando diligentemente para resolver esse problema”, enquanto compartilhava informações sobre como relatar e remover convites de agenda de spam.

Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite
Google Agenda agora permite que você bloqueie tentativas de phishing de convite. Exemplos de spam do Google Agenda

Dado que o Google Calendar está disponível em todas as plataformas de desktop como um aplicativo da web e para plataformas móveis via aplicativos móveis Android e iOS, os spammers podem atingir um número enorme de vítimas em potencial.

Para se ter uma ideia da escala, apenas o aplicativo Google Calendar para Android foi baixado 1.000.000.000 de vezes, de acordo com sua entrada na Play Store.

Via Bleeping Computer

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.