Google anuncia o sucesso de desempenho “RenderingNG” no Chrome

O lançamento do Chrome 96 no próximo mês ficou um pouco mais interessante agora, graças ao trabalho de Jan Grulich na Red Hat. Jan Grulich está trabalhando em uma nova implementação de DMA-BUF dentro do código WebRTC, pois o código de compartilhamento de buffer DMA-BUF original foi considerado inadequado. Além disso, como vocês poderão acompanhar a seguir, o Google anuncia o sucesso de desempenho “RenderingNG” no Chrome.

Em particular, a abordagem baseada em mmap DMA-BUF original teve um desempenho muito lento com o driver gráfico AMD Radeon Linux e, em vez disso, essa nova implementação permite o uso de um contexto OpenGL para obter o contexto do buffer. Resumindo, depois de muito trabalho, o novo código WebRTC DMA-BUF está pronto para ser usado.

Chrome 96 apresenta código WebRTC aprimorado e melhor compartilhamento de tela Wayland

Imagem: Leak.pt

Grulich adicionalmente fez algumas melhorias para um compartilhamento de tela mais rápido do Wayland, evitando uma operação extra de cópia do buffer por quadro que, por sua vez, deve ajudar a diminuir o uso da CPU. Seguindo em frente, Grulich ainda tem algumas otimizações de desempenho planejadas.

Mais detalhes sobre essas melhorias WebRTC que serão lançadas para o lançamento do navegador Google Chrome 96 no mês que vem podem ser encontrados no blog de Grulich. Esperançosamente, o Mozilla Firefox obterá este código WebRTC mais recente em breve.

Google anuncia o sucesso de desempenho “RenderingNG” no Chrome

Durante a maior parte da última década, o Google tem buscado melhorias de desempenho para seu navegador Chrome / Chromium como a iniciativa “RenderingNG” para fornecer desempenho de página da web mais rápido, menor consumo de memória e melhor vida útil da bateria. Este trabalho atual está finalmente encerrado em 2021 com grande sucesso.

Em uma nova postagem do blog na quarta-feira, o Google está falando sobre “renderização gráfica 150% ou mais mais rápida” em comparação com as versões mais antigas do Chrome, juntamente com uma “redução de 6x em travamentos de driver de GPU em hardware problemático”. Ou mesmo com a transição do novo Chrome 93 para 94 sozinho, eles estão proclamando páginas da Web com capacidade de resposta até 8% maior, economia de até 1400 anos de tempo de CPU por dia e aumento da vida útil da bateria em até 0,5%.

O projeto RenderingNG de longo prazo está encerrando após oito anos de melhorias. Isso incorporou muitas melhorias de multi-threading de GPU e CPU, vários aprimoramentos de escalabilidade, maior isolamento e inúmeras melhorias de confiabilidade.

Quem quiser saber mais sobre o RenderingNG do Google com a iniciativa encerrando, consulte o blog do Chromium para todos os detalhes.

Embora o esforço formal de “RenderingNG” possa estar chegando ao fim, eles observaram neste verão que “esperam que o ritmo [das melhorias] continue a acelerar nos próximos anos, já que somos capazes de construir sobre a base sólida do RenderingNG.”

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile