Google anuncia seu novo modelo de IA chamado de Gemini

O Google revelou o Gemini, que é seu novo modelo de IA “maior e mais capaz"

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google revelou ontem o Gemini, que é seu novo modelo de IA “maior e mais capaz”. Ele foi construído desde o início para ser multimodal, podendo generalizar e compreender diferentes tipos de informação – texto, imagens, áudio, vídeo e código – ao mesmo tempo.

Esse novo modelo de Ia do Google permite analisar melhor as nuances e responder melhor a perguntas relacionadas a tópicos complicados. Assim, é especialmente bom para explicar o raciocínio em assuntos complexos como matemática e física.

Gemini: Novo modelo de IA do Google

O Gemini vem em três ‘tamanhos’ – Ultra, Pro e Nano. Ultra é “o maior e mais capaz modelo para tarefas altamente complexas”, Pro é o “melhor modelo para escalar uma ampla gama de tarefas”, enquanto Nano é o “modelo mais eficiente para tarefas no dispositivo”.

google-anuncia-seu-novo-modelo-de-ia-chamado-de-gemini

O Gemini Ultra é capaz de compreender, explicar e gerar código de alta qualidade em Python, Java, C++ e Go. Ele pode funcionar em vários idiomas e raciocinar sobre informações complexas. Ele se destaca em vários benchmarks de codificação, incluindo HumanEval e Natural2Code, o conjunto de dados interno do Google, que usa fontes geradas pelo autor em vez de informações baseadas na web.

O Bard AI do Google agora está usando uma “versão aprimorada” do Gemini Pro, seja lá o que isso signifique. Isso deve proporcionar “raciocínio, planejamento, compreensão mais avançados e muito mais”, diz o Google.

Novo modelo de IA supera o ChatGPT?

O Google se orgulha de que o Gemini Pro superou o GPT-3.5 em seis dos oito benchmarks que executou. Além do mais, o Google realizou algumas avaliações cegas com avaliadores terceirizados e descobriu que “Bard é agora o chatbot gratuito preferido em comparação com as principais alternativas”. Não, também não sabemos de quais “alternativas” o Google está falando, porque não as nomeou.

De qualquer forma, você pode experimentar o Bard com Gemini Pro hoje para obter instruções baseadas em texto em inglês em 170 territórios, mas não na Europa (que estará disponível em breve), enquanto no início do próximo ano o Gemini Ultra será trazido para “uma nova experiência Bard Advanced”.

Projetado para o Pixel 8 Pro

O Pixel 8 Pro é o primeiro smartphone “projetado para Gemini Nano”, novamente, seja lá o que isso signifique. E sim, você leu certo: apenas o Pixel 8 Pro, não o Pixel 8 também. Os recursos Resumir no Gravador e Resposta Inteligente no Gboard do Pro aparentemente já estão usando o Gemini Nano.

A empresa também está “começando a experimentar o Gemini in Search”, onde está tornando a experiência mais rápida. E, “nos próximos meses”, o Gemini irá potencializar recursos em mais produtos e serviços do Google, “como Ads, Chrome e Duet AI”.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.