Google app beta perde navegador integrado e retorna para as guias personalizadas do Chrome

Por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
3 min

O Google tem trabalhado em um navegador no aplicativo para Pesquisa no Android já há algum tempo. Depois de ser amplamente implementado no canal beta nos últimos meses, ele desapareceu e foi revertido para o Chrome Custom Tabs. Desde o último dia 07, com a versão 12.26.10.29 do Google app, o navegador integrado está de volta e as guias personalizadas do Chrome infelizmente foram removidas novamente. A atualização foi lançada de forma muito estranha em um sábado.

Desde o final de 2019, o Google começou a trabalhar em um navegador personalizado para o Google app que apareceu pela primeira vez para os usuários em abril do ano passado . Ele desapareceu brevemente no início de julho de 2020, antes de voltar no final daquele mês . Desde então, ele está amplamente disponível para usuários beta.

Google app beta perde navegador integrado e retorna para as guias personalizadas do Chrome

A partir da noite passada, os usuários beta do Google app não estão mais vendo a experiência personalizada que é visualmente definida por um aplicativo/barra superior e inferior. Ao tocar em um link do feed do Discover ou dos resultados da Pesquisa, há um logotipo “G” de quatro cores e uma faixa de luz na parte superior da tela. Ele se anima no domínio do site após alguns segundos, enquanto os controles na parte inferior permitem que você volte/avance e compartilhe. 

Um menu flutuante contém uma série de opções, incluindo: Atualizar, Encontrar na página, Traduzir e muito mais. O recurso principal disponível aqui era “Ler em voz alta” com a empresa sendo capaz de fazer mais. Não está claro o se o Google testou ou apresentou o navegador no aplicativo para usuários de canais estáveis. 

Navegador no aplicativo

Independentemente disso, o Google – por enquanto – está de volta à implementação da guia personalizada do Chrome para usuários beta. Isso torna a experiência muito mais consistente com aplicativos de terceiros, como o Twitter, e permite que você “abra no Chrome” rapidamente sem ter que recarregar a página, preservando assim a posição de rolagem. Você também permanece conectado a todos os seus sites existentes para uma navegação direta. 

Esta abordagem antiga existe para o Google app 12.25 e o recém-lançado 12.26 beta. Se você forçar a parada do aplicativo, os links começarão a abrir nas guias personalizadas logo em seguida. 

Felizmente, o Google segue o CCT ou oferece a opção de usar esse navegador idêntico. A única opção com a experiência personalizada em teste é desligá-lo e ter todos os links abertos (após um segundo de troca de aplicativo) no navegador padrão (Chrome) que você possui. 

Guias personalizadas do Chrome

Via 9to5Google

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile