Google apresenta ferramentas para digitalização das empresas

O Google anuncia novos recursos para auxiliar empreendedores a colocarem e impulsionarem seus negócios na internet. Entre as novidades, Google apresenta ferramentas para digitalização das empresas. É o caso da nova versão do site Google para PMEs, ferramenta de anúncio no Google Meu Negócio e uma página com insights do varejo.

Assim, o site recebe um hub com recomendações para PMEs enfrentarem melhor a nova realidade trazida pela pandemia, além de redesign e novas ferramentas. Agora, os empreendedores poderão encontrar as informações mais relevantes para cada tipo de empresa – se trata de um estabelecimento físico apenas, se já possui um site, se é uma loja virtual exclusivamente ou se simplesmente está começando um novo negócio.

Google apresenta ferramentas para digitalização das empresas

  • Kit de Marketing, desenvolvido especialmente para pequenos negócios compartilharem novidades e tudo de especial que têm a oferecer aos clientes, criando gratuitamente adesivos, cartazes e imagens para as redes sociais.
  • Buscador de Oportunidades Locais”,  que oferece sugestões personalizadas para as empresas melhorarem a forma como aparecem na Busca do Google e no Maps e sejam encontradas sempre que os clientes procurarem.
  • Sugestões de pequenas ações que os consumidores podem adotar para apoiar suas empresas favoritas, como deixar uma avaliação, comprar um vale-presente, fazer uma doação ou priorizar os negócios locais sempre que precisarem comprar algo ou contratar um serviço.

Promova seu negócio

O Brasil é o primeiro país a receber a ferramenta que permite anunciar diretamente pelo Google Meu Negócio, mesmo sem ter um site. Basta clicar em “Promova seu negócio”, no painel de perfis verificado no Google Meu Negócio, avançar algumas etapas, e inserir o orçamento para a campanha. O Google criará a página de destino e também os anúncios, com todas as informações relevantes do perfil para alcançar o público na Busca, YouTube, Maps e Display.

Listagem gratuita de produtos no Google Shopping

A partir da segunda quinzena de outubro, os varejistas – sejam eles pequenos ou grandes – poderão exibir gratuitamente seus produtos na aba Google Shopping, sem a necessidade de anunciar no Google. A novidade vai ajudar e-commerces a se conectarem com possíveis compradores. Para começar, é necessário disponibilizar seu catálogo de produtos no Merchant Center seja de forma manual ou através de uma planilha.

Categorias em ascensão no varejo, no Think With Google: A ferramenta interativa permite entender as categorias do varejo que estão despertando mais interesse na Busca do Google, os locais em que as pessoas estão buscando e as pesquisas relacionadas a elas. Essas informações serão atualizadas diariamente de acordo com as mudanças de interesse observadas na Busca.

As novidades integram as ações programadas durante a semana, voltadas a donos de negócios que estão iniciando sua jornada digital, lugar onde os consumidores estão comprando mais. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Google com a IPSOS, entre os dias 27 e 30 de agosto, com mil respondentes, 54% afirmou estarem comprando mais em lojas on-line agora do que antes da pandemia.

Esperamos que esses novos recursos – aliados às diversas ferramentas já lançadas esse ano – e treinamentos fortaleçam o ecossistema, voltando a gerar empregos e ajudando a recuperar a economia, afirma Rodrigo Alarcon, Gerente de marketing de produto do Google Brasil.

Para os empreendedores que quiserem acompanhar a agenda de treinamentos ao vivo, assistir os vídeos tutoriais, participar de mentorias e conhecer as novas ferramentas grátis do Google, basta acompanhar a programação da Semana da Pequena Empresa no site do Google para PMEs.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile