Google apresenta inteligência artificial que pode fazer o trabalho dos jornalistas

Empresa já mostrou o desenvolvimento da ferramenta Genesis para a grande mídia.

O Google já trabalha com uma inteligência artificial que pode fazer o trabalho dos jornalistas. A empresa já mostrou o projeto chamado de Gênesis para a grande mídia. De acordo com o jornal norte-americano The New York Timeso Google está trabalhando em uma ferramenta de Inteligência Artificial chamada Genesis que pode absorver “detalhes de eventos atuais” e outras informações para “gerar cópia de notícias”. A nova ferramenta foi apresentada à direção do próprio The New York Times, além de outros veículos importantes como The Wall Street Journal e The Washington Post

O Gênesis seria um “assistente pessoal para jornalistas” que permite aos profissionais ficarem focados noutras tarefas.

ChatGPT é incapaz de realizar esta tarefa

De acordo com especialistas, ma das grandes tecnologias deste ano, o ChatGPT da OpenAI, não está preparada para fazer o trabalho dos jornalistas por vários motivos. Por exemplo, há problemas com relação à menção de fontes e esta é uma das grandes deficiências da ferramenta OpenAI.

Google apresenta inteligência artificial que pode fazer o trabalho dos jornalistas. O que se sabe sobre Gênesis

Uma das três pessoas que viram os recursos do Genesis disse que o Google acredita que ele pode servir como uma espécie de assistente pessoal para jornalistas, automatizando algumas tarefas para liberar tempo para outros.

A empresa de Mountain View o oferece como ” uma tecnologia responsável que pode ajudar a afastar a indústria editorial das armadilhas da inteligência artificial generativa”.

Genesis pode coletar informações como detalhes de eventos atuais e gerar conteúdo informativo. Lembre-se de que o ChatGPT não pode fornecer nenhuma informação após 2021. Então, as solicitações de informações pré-Internet terão muito menos fontes disponíveis, pois essa IA foi treinada com informações extraídas da Internet.

Outras ferramentas semelhantes

O Google já tem “Help Me Type” no Gmail e no Google Docs, com recursos semelhantes oferecidos pelo Bard e uma versão mais contextual no Messages with Magic Compose.

Na semana passada, a OpenAI fez parceria com a Associated Press para obter esse acesso. Sendo assim, vai “examinar casos de uso em potencial para IA generativa em produtos e serviços de notícias”. Graças ao acordo, a empresa de inteligência artificial é licenciada para o arquivo de notícias da AP.

Por seu lado, “AP aproveitará a tecnologia e a experiência de produto da OpenAI”, conforme publicado por ambas as empresas.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile