in

Google Arts & Culture celebra 100 anos de Bauhaus com coleção especial

Com milhares de obras digitalizadas, a plataforma comemora o impacto da escola alemã de design no dia a dia das pessoas

Google Arts & Culture celebra 100 anos de Bauhaus com coleção especial
Imagem reprodução

100 anos após o início do movimento artístico inspirado pela Escola de Arte Bauhaus, ainda são visíveis os impactos dessa expressão do modernismo no dia a dia das pessoas. Dos sinais de trânsito, até mesmo os móveis de escritório, a lendária instituição de design contribuiu para uma mudança visual e funcional do mundo todo.

Pensando nisso, a nova coleção do Google Arts & Culture, batizada de “Bauhaus Everywhere”, reflete todas as áreas que foram impactadas pelo movimento no último século. O projeto digitalizou mais de 10.000 objetos, e traz visitas virtuais a edifícios emblemáticos, além de exibir mais de 400 obras de arte capturadas com nossa Art Camera.

O resultado são mais de 45 exposições on-line, com curadoria de nossos sete parceiros, apresentando ícones como a poltrona de aço tubular, mundialmente conhecida, ou os papéis de parede da Bauhaus.

Na coleção  é possível explorar obras como “Round House“, de Carl Fieger, “BAMBOS“, de Marcel Breuer, e “Court House“, de Edward Ludwig. Foram digitalizadas obras produzidas por várias décadas, da Fundação Bauhaus Dessau, na Alemanha, reunindo arte, tecnologia e artesanato. Para essa missão, os curadores se reuniram com outros seis outros parceiros, incluindo o IIT Institute of Design e o Museu Guggenheim.

Outros destaques da coleção do Google Arts & Culture são as galerias que mostram a vida cotidiana dos estudantes da Bauhaus, incluindo as renomadas festas da Bauhaus e o empoderamento das mulheres com visão de futuro. E, como os princípios de design da escola se espalham para além da Alemanha e da Europa, está disponível uma Voyager Tour no Google Earth, para mostrar como pessoas de diversas partes do mundo foram inspiradas pela Bauhaus.

Um dos objetivos do movimento alemão era melhorar a vida das pessoas por meio do design funcional. Em colaboração com especialistas da Fundação Bauhaus Dessau, a coleção exibe edifícios que só existiam no papel e na mente de seus criadores, além de esboços de arquivos, rabiscos e descrições para criar modelos de realidade aumentada de três estruturas visionárias, que mostram a importância da escola para a história moderna.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

AMD confirma Threadripper 3990X de 64 núcleos para 2020

AMD confirma Threadripper 3990X de 64 núcleos para 2020

Lutris 0.5.5 Linux Game Manager adiciona suporte a Humble Bundle e VKD3D

Ferramenta de gerenciamento de jogos Lutris 0.5.4 foi lançada