in

Google Arts & Culture lança uma série de brincadeiras com uso de inteligência artificial

Fãs de todas as idades podem aprender sobre arte com cinco novas experiências.

Google Arts & Culture lança uma série de brincadeiras com uso de inteligência artificial

Aprender e conhecer brincando. Estas são duas propostas implementadas pelo Google Arts & Culture que disponibilizou agora cinco novas experiências (em inglês) para os fãs de cultura de todas as idades mergulharem no mundo da arte brincando. Ficou curioso? Em tempos de pandemia, nada melhor que visitar o mundo virtualmente, em riscos. E este é o maior foco dessa proposta.

Com elas, é possível, então, recriar obras de arte já existentes, compor a própria música, ou criar esboços de desenhos e pinturas próprias. Tudo isso ao alcance do computador. Conheça, portanto, quais são estas cinco ferramentas que foram disponibilizadas.

Color Hunt

Visual de Color Hunt

Você já estudou uma pintura e se perguntou como ficaria com uma paleta de cores diferente? Com o Color Hunt, você pode usar cores em seu próprio ambiente para recriar obras de arte existentes, dando uma nova perspectiva do trabalho e do ambiente.

Melodia Assistida

Google Arts & Culture lança uma série de brincadeiras com uso de inteligência artificial

Você já quis colaborar com Bach em uma composição? Agora é sua chance: a Melodia Assistida permite que você componha sua própria música em uma partitura virtual e, com o clique de um botão, faz com que pareça Bach. Não é necessário nenhum conhecimento musical – fizemos isso por você, treinando nosso algoritmo de aprendizado de máquina nas obras do compositor.

Draw to Art

Desenhe para Art_ House.jpg

Muitas grandes obras de arte começaram como um esboço, mas um esboço já foi usado para procurar uma peça de arte? Se você não tem certeza do que isso significa, experimente o Draw to Art. Ele usa o aprendizado de máquina para combinar seus rabiscos com pinturas, desenhos e esculturas com formas semelhantes. Esboce as formas que lhe vierem à mente e veja quais obras de arte você descobre.

Hopper, o pinguim explorador

Penguin adventure_photo_Taj Mahal.jpeg

Quer descobrir as pirâmides de Gizé ou visitar a Torre Eiffel? Deixe o pinguim Hopper ser o seu guia e mostrar-lhe alguns dos lugares mais famosos do mundo. Você pode até tirar uma foto do Hopper e imortalizar suas viagens virtuais favoritas. E se você está procurando mais diversão com o pinguim, aqui está uma pista: às vezes ele gosta de se perder em museus. Siga-o na página Diversão em Família.

Um Oceano de Livros

Ocean of Books_map.jpeg

Um Oceano de Livros é uma nova maneira de explorar todos os tipos de literatura e aprender fatos divertidos. Por exemplo, você sabia que Sherlock Holmes nunca disse “Elementar, meu querido Watson”?

Se essas experiências despertaram sua vontade  por diversão e jogos, confira também a coleção Diversão em família com arte e cultura, que oferece quebra-cabeças e curiosidades extraídas dos tesouros culturais de várias instituições parceiras. Os jogos estão disponíveis no computador via g.co/artgames ou no aplicativo Google Arts & Culture no seu celular.

Confira mais informações no blog post.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.