Google aumenta segurança do Gmail exigindo verificação de filtros, encaminhamento e IMAP

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O Google fazmais uma importante mudança no seu serviço de e-mail para aumentar a segurança e privacidade dos usuários. A empresa introduz o que chama de “proteção mais forte para ações confidenciais adicionais realizadas no Gmail”. Assim, o Google aumenta segurança do Gmail exigindo verificação de filtros, encaminhamento e IMAP.

É uma medida de segurança que se baseia nas proteções adicionadas às contas do Google Workspace no ano passado. Isso significa que você começará a ver avisos “Verifique sua identidade” ao tentar fazer certas coisas com sua conta do Gmail, exigindo a verificação do usuário antes que configurações específicas possam ser alteradas.

O Google identificou três ações no Gmail que classificou como “sensíveis”. São a criação, edição ou importação de filtros, adição de um novo endereço de e-mail de encaminhamento a uma conta e ativação do acesso IMAP.

Google aumenta segurança do Gmail exigindo verificação de filtros, encaminhamento e IMAP

Google aumenta segurança do Gmail exigindo verificação de filtros, encaminhamento e IMAP

Se alguma dessas ações for realizada, o Google exigirá que os usuários confirmem a intenção. A empresa explica:

Quando essas ações forem realizadas, o Google avaliará a sessão que está tentando realizar a ação e, se for considerada arriscada, será contestada com um aviso “Verifique se é você”. Através de um segundo fator confiável, como um código de verificação em duas etapas, os usuários podem confirmar a validade da ação. Se um desafio de verificação falhar ou não for concluído, os usuários receberão uma notificação de “Alerta crítico de segurança” em dispositivos confiáveis.

O Google ressalta que os usuários SAML não são suportados atualmente.

Detalhes completos estão disponíveis no anúncio do Google aqui.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.