Google Chrome e o Agenda encerrarão o suporte para dispositivos Android mais antigos

Google abandonará o suporte para seus aplicativos Agenda e Chrome em algumas versões mais antigas do Android

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Versões mais antigas do Android geralmente continuam recebendo atualizações de aplicativos e até recursos nos próximos anos, mas, uma hora isso é encerrado. Em breve, o Google, por exemplo, encerrará o suporte para seus aplicativos Agenda e Chrome em algumas versões mais antigas do Android.

Google encerrará suporte ao Google Chrome e o Agenda em dispositivos Android mais antigos

O Android 14 é a versão atual do Android, mas como já acontece há algum tempo, a versão instalada na maioria dos dispositivos ativos está um pouco atrasada. Atualmente, a versão mais instalada do Android é o Android 11. Com o tempo, o Google eventualmente abandona o suporte para versões mais antigas da plataforma de seus principais aplicativos, o que em breve será o caso do Google Chrome.

google-chrome-e-o-agenda-encerrarao-o-suporte-para-dispositivos-android-mais-antigos

O navegador padrão na maioria dos smartphones Android aumentará seu requisito mínimo de sistema operacional para Android 8.0 com o lançamento do Chrome 120 no início de 2024. O Google confirmou a remoção em uma página de suporte no início deste mês.

A última versão do Chrome compatível com Android Nougat é o Chrome 119 e inclui uma mensagem aos usuários afetados informando-os para atualizar seu sistema operacional. 

O Chrome 120 não será compatível nem enviado para usuários que executam o Android Nougat.

Fim do suporte

No final de novembro, a versão atual do Chrome para Android é a versão 119, o que significa que estamos atualmente na última versão compatível para dispositivos com Android 7.1 e anteriores. O Google Agenda para Android mostrarão uma nova mensagem no aplicativo que aparecerá para usuários em versões mais antigas do Android. Em dispositivos com Android 7.1 Nougat e inferior, a mensagem dirá:

Sua versão atual do Android não é mais compatível. Atualize seu sistema operacional para continuar usando o Google Agenda.

A versão mínima do Google Agenda para Android agora também é o Android 8.0, começando com a versão 2023-46-0-581792699, que ainda não foi amplamente implementada. Infelizmente, em ambos os casos, ter uma versão desatualizada do Android provavelmente significa apenas que nenhuma versão mais recente está disponível porque o fabricante parou de fornecê-la. Em outras palavras, isso exigiria que os usuários comprassem um novo dispositivo, o que provavelmente é uma boa ideia, do ponto de vista da segurança, ou tomariam medidas mais drásticas com versões de software personalizadas como o LineageOS.

Independentemente disso, isso não deve afetar a grande maioria dos usuários do Android, já que em junho de 2023, o Android 7.1 representava apenas 3% dos dispositivos ativos, com versões mais antigas acumulando menos de 5% a mais.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.