in

Google Chrome no modo Lite transmitirá vídeos em baixa resolução para salvar dados

O recurso estará disponível para Windows, Mac, Linux e Chrome OS.

Google testará ocultar o URL completo no Chrome 86 para combater o phishing

O Google introduziu um novo Modo Lite no Google Chrome que visa melhorar o desempenho do Google Chrome em dispositivos Android limitados e reduzir o consumo de dados compactando páginas nos servidores da empresa antes de enviá-las para um dispositivo.

Agora, na tentativa de aumentar ainda mais a economia de dados, o Google está adicionando o recurso LiteVideos ao Modo Lite no Chrome para Android.

Google Chrome no modo Lite transmitirá vídeos em baixa resolução para salvar dados

Espera-se que o novo recurso chegue ao canal estável com o Google Chrome 86. O LiteVideos ajudará os usuários a salvar mais dados instruindo players de mídia em sites individuais a transmitir com a menor resolução possível. Para fazer isso, o recurso simula condições de largura de banda baixa, limitando as respostas de mídia. Portanto, o recurso permite que os players de vídeo MSE reduzam a resolução e consumam menos dados.

O novo recurso não se limitará à versão Android do navegador e também estará disponível no Chrome para Windows, Mac, Linux e Chrome OS. As flags experimentais para ativar o novo recurso já estão disponíveis no canal Canary do Chrome e você pode experimentá-lo baixando o aplicativo na Play Store.

Google Chrome no modo Lite transmitirá vídeos em baixa resolução para salvar dados
As flags experimentais para ativar o novo recurso já estão disponíveis no canal Canary do Chrome. Imagem: XDA Developers.

Depois de instalar o aplicativo, acesse chrome://flags e ative as flags “Ativar LiteVideos” e “Forçar decisão do LiteVideos”. Em conclusão, reinicie o navegador para que as alterações tenham efeito. Com as flags ativadas, o Chrome instruirá automaticamente os players de mídia a usar taxas de bits mais baixas e executar vídeos com a menor resolução possível.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: XDA Developers

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.