Google Chrome vai descontinuar JPEG-XL

A notícia pegou a todos de surpresa.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Durante muito tempo, o JPEG-XL foi visto de forma bastante promissora como um formato de imagem com e sem perdas de próxima geração, isento de royalties, com desempenho muito melhor do que o JPEG. No entanto, pegando a todos de surpresa, o Google Chrome já está se preparando para descontinuar o suporte a imagens JPEG-XL em seu navegador. Então, o Google Chrome vai descontinuar JPEG-XL.

O JPEG-XL é baseado em parte na proposta PIK do Google e o formato do arquivo só foi padronizado no ano passado e o sistema de codificação foi consolidado no início deste ano, enquanto o fluxo de bits foi congelado desde o final de 2020.

O Google Chrome ofereceu imagem JPEG-XL (JXL) suporte por meio de um sinalizador de recurso (chrome://flags/#enable-jxl) desde o Chrome 91, enquanto com o Chrome 110, o Google está tentando descontinuar esse formato de imagem ainda fresco e novo.

As versões atuais do Chrome/Chromium permitem que o suporte ao formato de imagem JPEG-XL seja ativado. Mas, surpreendentemente, agora está enfrentando depreciação no Google.

Como pode ser visto neste ticket de problema que rastreou o suporte JPEGX-XL do Chrome/Blink no ano passado, houve melhorias e muito interesse no suporte ao formato de imagem JPEG-XL.

Google Chrome vai descontinuar JPEG-XL

Mas agora acaba de sair este commit pendente que observa os planos de descontinuar o JPEG-XL no Chrome/Chromium M110.

OBSERVAÇÃO: o formato JPEG XL será deixado de lado na versão Chrome 110.

É bastante surpreendente e estranho ver o Google depreciando o suporte JPEG-XL tão cedo… padrão de imagem. Não há comentários públicos sobre esse commit pendente com a justificativa para depreciar o JPEG-XL, mas o Google, por sua vez, tem promovido ativamente seu formato WebP. Desde o ano passado, o Google também vem trabalhando no WebP2 para avançar ainda mais em seu formato de imagem de código aberto e com o objetivo de oferecer resultados comparáveis ??ao AVIF derivado do AV1.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.