in

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

Será durante a Next OnAir 2020.

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

O Google Cloud inicia o Next OnAir 2020, a versão digital do  maior evento de tecnologias de nuvem do Google. São apresentadas soluções nas áreas de segurança e análise inteligente de dados, para acelerar a capacidade de transformação digital dos clientes por meio da computação em nuvem.

A nova solução flexível BigQuery Omni permite que os clientes analisem dados entre plataformas: os dados são um dos ativos mais importantes no impulsionamento da transformação digital, mas geralmente estão agrupados em servidores locais, em sistemas próprios ou em nuvens de diferentes provedores.

Desenvolvido pela Anthos, do Google Cloud, a inovação permitirá que os clientes conectem diretamente seus dados no Google Cloud, AWS e Azure. Assim, eles serão analisados sem a necessidade de mover ou copiar conjuntos de dados. Em uma interface única de usuário, os clientes poderão analisar dados na área em que eles estão armazenados, proporcionando uma experiência única de análise.

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

Para os clientes, mover dados entre nuvens diferentes é complicado e caro. Em busca de solucionar esse problema, continuamos investindo em estruturas multi-cloud, em um esforço para democratizar o acesso às melhores tecnologias para cada cliente, independentemente do provedor de nuvem que eles estejam usando, afirma Debanjan Saha, gerente geral e vice-presidente de engenharia do Google Cloud. O BigQuery Omni fornece às empresas a capacidade de abertura necessária para quebrar silos e criar insights de negócios, sem ter que pagar altas taxas para mover dados a partir de outros provedores de nuvem para o Google Cloud, completa.

À medida em que a adoção de nuvens híbridas e multi-cloud se tornam uma regra, as empresas estão procurando cada vez mais por soluções para dados que proporcionem uma experiência consistente e de menor complexidade no uso de várias nuvens, além de permitir a utilização contínua dos investimentos em infraestrutura existentes. O lançamento do BigQuery Omni é um marco importante que reafirma a estratégia do Google Cloud para ajudar os clientes a operar com eficiência em ambientes multi-cloud, comenta Eduardo Lopez, Presidente de Google Cloud para América Latina.

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

Portifólio

O novo portfólio de Confidential Computing permite criptografia de dados em uso: à medida em que as organizações transferem suas cargas de trabalho para a nuvem, uma das maiores preocupações que elas têm é como processar os dados confidenciais enquanto os mantêm totalmente privados. O Google Cloud criptografa estes dados tanto em repouso, como em trânsito, porém os dados do cliente precisam ser descriptografados para o processamento.

A Confidential Computing é uma tecnologia inovadora que criptografa dados em uso – enquanto estão sendo processados. Os ambientes que utilizam a solução mantêm os dados criptografados na memória e em outros locais, fora da unidade central de processamento (CPU). Essa tecnologia transformará a maneira de como as organizações processam seus dados na nuvem e mantêm o controle sobre os mesmos, preservando sua confidencialidade.

Google Cloud apresenta novidades para análise e segurança de dados

A Confidential VMs é a primeira solução de Confidential Computing do Google Cloud. O provedor de nuvem já emprega uma variedade de técnicas de isolamento e sandboxing – mecanismo de segurança para separar programas em execução – como parte de sua infraestrutura para ajudar na proteção de sua arquitetura de multi-locatários. As Confidential VMs, agora na versão beta, levam essa proteção a um novo patamar, oferecendo criptografia de memória para que os clientes possam isolar ainda mais as cargas de trabalho na nuvem.

O Google Cloud é o primeiro grande provedor de nuvem a oferecer esse nível de segurança e isolamento para os dados, oferecendo aos clientes uma solução de fácil utilização que não exige alteração de código nos aplicativos  e nem compromete o desempenho.

No Google, acreditamos que o futuro da computação em nuvem migrará cada vez mais para serviços privados e criptografados, o que dá aos usuários a confiança de estarem sempre no controle da confidencialidade de seus dados. A Confidencial Computing pode abrir espaços que antes não eram possíveis,  diz Eduardo Lopez, Presidente de Google Cloud para América Latina.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.