Google confirma falha do Android que mostrava acesso constante ao microfone do WhatsApp

O WhatsApp estava constantemente acessando o microfone de um dispositivo Android

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

No mês passado, surgiram relatórios sobre uma falha que fazia parecer que o WhatsApp para Android estava sempre usando o microfone. O Google reconheceu ontem o problema e uma correção direta para esse problema.

Em um tweet da conta de desenvolvedores do Android na tarde de ontem, o Google citou um “bug recente do Android que afetava um número limitado de usuários do WhatsApp, produzindo indicadores de privacidade e notificações errôneos no painel de privacidade do Android”. Esta foi a primeira vez que a empresa reconheceu o problema.

google-confirma-falha-do-android-que-mostrava-acesso-constante-ao-microfone-do-whatsapp

Falha do Android mostra acesso constante ao microfone do WhatsApp

Especificamente, parecia que o WhatsApp estava constantemente acessando o microfone de um dispositivo Android, o que teria grandes implicações de privacidade se fosse preciso. No entanto, tudo não passava de um bug do Android, o que deixa as coisas menos complicadas.

Na época, os usuários do WhatsApp acreditavam que era um “bug no Android que atribui incorretamente informações em seu painel de privacidade”, e não o aplicativo acessando o microfone mais do que o necessário/solicitado. Aquele tweet pedindo ao Google para “investigar e remediar” era bastante conhecido, com questões como essa geralmente tratadas diretamente entre as equipes de engenharia. A resposta falou sobre como a privacidade do microfone é sensível, especialmente para Meta.

Google confirma problema

O Google confirma isso agora e que a correção está atualizando o WhatsApp para a versão mais recente: “Agradecemos ao WhatsApp pela parceria e pedimos desculpas por qualquer confusão que esse bug possa ter causado aos usuários”.

Até agora, não temos detalhes técnicos sobre esse problema. O exemplo viral do mês passado ocorreu em um Pixel, que acabou de ser atualizado para o Android 13 QPR3 na semana passada. Esse changelog voltado para o usuário não menciona esse problema/correção. Outra possibilidade é que a atualização do WhatsApp apresente uma correção e/ou mitigação.

Agora, infelizmente, resta apenas aguardar a correção. De qualquer forma, já se sabe que trata-se de uma falha que não compromete a segurança dos usuários, tampouco sua privacidade. Esperamos apenas que essa correção não demore a chegar, afinal, toda falha, por menor que seja, é, no mínimo, muito irritante.

O WhatsApp está em constante atualização. Então, essa correção deve chegar na próxima versão estável do aplicativo. Com o Google reconhecendo o problema e firmando parceria com o aplicativo para a resolução do problema, certamente, tudo se resolverá o mais breve possível. Bom, pelo menos é o que esperamos!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.