Google corrige problema que excluia arquivos do Google Drive

google-drive-lanca-nova-pagina-inicial-padrao-para-a-versao-web

De acordo com o Google, a empresa identificou e corrigiu um problema que fazia com que os arquivos dos clientes adicionados ao Google Drive após abril-maio ????de 2023 desaparecessem. No entanto, a correção não está funcionando para todos os usuários afetados.

Corrigido problema que excluia arquivos do Google Drive

A equipe do Google Drive vinculou os problemas de perda de dados dos usuários a um problema de sincronização e disse que isso afetou apenas “um subconjunto limitado” usando as versões do aplicativo Drive para desktop v84.0.0.0 – 84.0.4.0.

Identificamos o problema que afetava um pequeno subconjunto de usuários do Drive para desktop na versão 84, que afetava apenas alterações de arquivos locais que ainda não haviam sido sincronizadas com o Drive.

Esse problema não afetou nenhuma alteração de arquivo que já havia sido sincronizada e estava visível no aplicativo Drive para dispositivos móveis ou na interface do Drive na Web.

Embora descreva isso como um problema de sincronização que afeta seu serviço de armazenamento baseado em nuvem, a empresa afirma que os clientes afetados podem usar o aplicativo de desktop para “recuperar” arquivos locais que ainda não foram sincronizados com o Drive.

Como proceder?

Para fazer isso, você deve baixar o Drive para desktop 85.0.13.0 ou superior, clicar em configurações enquanto pressiona e segura a tecla Shift e, a seguir, clicar na opção ‘Recuperar de backups’ que será exibida em uma nova caixa de diálogo oculta. Se o processo de recuperação começar, você verá uma notificação “A recuperação foi iniciada” e uma notificação “A recuperação foi concluída” quando todos os arquivos perdidos forem restaurados. Assim que a recuperação for concluída, você verá uma nova pasta em sua área de trabalho com os arquivos não sincronizados chamada Google Drive Recovery.

Se você receber a mensagem “Espaço em disco insuficiente”, será necessário liberar espaço em disco e repetir o procedimento. O Google aconselha aqueles que enfrentam problemas para recuperar seus arquivos perdidos a enviar feedback usando a hashtag #DFD84, garantindo que a opção de logs de diagnóstico esteja marcada.

Eles também podem tentar restaurar os arquivos de um backup de conta do Drive para desktop usando a ferramenta de linha de comando incluída no Drive para desktop versão 85.0.13.0 ou posterior usando as instruções disponíveis aqui . A empresa também sugere recuperar os arquivos de backups do Windows ou macOS Time Machine.

A recuperação não está funcionando para todos

Infelizmente, a solução do Google não funcionou para todos os clientes afetados, deixando alguns incapazes de recuperar arquivos perdidos. Embora alguns usuários tenham concluído o procedimento recomendado pelo Google, eles receberam um aviso de que alguns arquivos não puderam ser recuperados.

google-corrige-problema-que-excluia-arquivos-do-google-drive

Além de não conseguirem entrar em contato com um funcionário de suporte do Google, os clientes nos fóruns de suporte da empresa estão sendo ajudados por voluntários que provavelmente têm informações limitadas sobre o Google Drive ou não estão informados sobre problemas contínuos sob investigação e possíveis mitigações ou correções.

Os usuários do Google Drive são alertados para evitar acessar seu armazenamento em nuvem até que uma solução esteja disponível para todas as pessoas afetadas, para evitar interferir em futuras tentativas de recuperação.