Google cria protocolo comum para todos os serviços de mensagens e será possível trocar mensagens entre Telegram e Whatsapp

Telegram, Whatsapp, Line e outros devem se tornar compatíveis entre si.

A troca de mensagens entre aplicativos rivais como Telegram e Whatsapp em breve deve ser possível com a criação de um novo protocolo pelo Google que abrange todos os serviços de mensagens. Isso deve acabar cm reclamações sobre falta de recursos de um ou outro mensageiro. Então, o Google cria protocolo comum para todos os serviços de mensagens e será possível trocar mensagens entre Telegram e Whatsapp.

O protocolo em questão é o MLS (Message Layer Security), e significaria o primeiro passo para a universalidade dos serviços de mensagens, já que é um padrão que aborda precisamente a interoperabilidade de vários serviços de mensagens. O Google anunciou recentemente em seu blog que oferecerá suporte a esse protocolo para sua plataforma de mensagens do Google, e talvez mais empresas se juntem a esse navio.

Um protocolo comum para todos os serviços de mensagens

Hoje, cada plataforma tem seu próprio conceito do que considera uma plataforma segura e robusta, e com criptografia de ponta a ponta para as mensagens. A grande maioria das empresas não quer reduzir seus esforços de segurança para que seus aplicativos sejam compatíveis com os de outra empresa. No entanto, o fato de existir um protocolo universal e seguro para serviços de mensagens pode fazer muitos repensarem isso, e o Google está disposto a dar o salto.

Google cria protocolo comum para todos os serviços de mensagens e será possível trocar mensagens entre Telegram e Whatsapp

Do Google afirmam que o MLS permite uma interoperabilidade muito prática entre serviços e plataformas. Esse serviço permitiria, por exemplo, enviar ao seu amigo do WhatsApp uma mensagem do Telegram, diretamente e sem complicações. Para isso, ambos os serviços devem adotar o padrão MLS. Portanto, você não precisa instalar vários aplicativos para manter contato com todos os seus amigos e familiares.

O Google tornará seu aplicativo de mensagens compatível com esse protocolo. Além disso, compartilhará sua implementação na base de código do Android por meio de distribuição gratuita para que aqueles que desejam usá-lo também possam, tornando a tarefa ainda mais fácil para os desenvolvedores. No momento, parece que o Google é a única empresa a adotar o padrão, então teremos que esperar para ver se mais empresas entrarão nessa onda.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile