Google dá adeus ao Jamboard, um dos recursos mais interessantes

Google dá adeus ao Jamboard, um dos recursos mais interessantes

O Google reforça mais uma vez a tendência de descontinuar produtos, mesmo que sejam aqueles que fazem sucesso. A vítima da vez é o Jamboard, o quadro colaborativo que custa cerca um valor significativo. A empresa anunciou que o suporte para este produto terminará a 30 de setembro de 2024, sem qualquer sucessor à vista. A lousa interativa de 55 polegadas do Jamboard chegará ao fim da vida útil em 1º de outubro de 2024, após a data de expiração automática da atualização (AUE) de 30 de setembro de 2024. Além disso, todos os arquivos jam serão excluídos permanentemente até 31 de dezembro de 2024. Portanto, o Google dá adeus ao Jamboard, um dos recursos mais interessantes.

O Jamboard foi lançado em 2017 e, apesar do seu potencial para aprendizagem e trabalho colaborativo, nunca conseguiu conquistar um lugar de destaque no mercado. O Google planeia agora focar-se mais no seu ‘Workspace’ e na suite Google Docs.

Porém, em 2020, auge da pandemia de Covid-19, este era um recurso que parecia promissor. O Google for Education anunciou naquela época mais de 50 novos recursos e funcionalidades para as ferramentas de ensino à distância no G Suite for Education, Google Sala de Aula, Google Meet e outros produtos da empresa. Todas elas estão sendo anunciadas durante o The Anywhere School, um evento virtual global que reuniu especialistas e educadores de 19 diferentes países. O objetivo foi discutir o futuro da educação, a equidade no sistema público e a expansão da educação no mundo pós-COVID a partir das experiências de outros países.

Google dá adeus ao Jamboard, um dos recursos mais interessantes

Para manter os dados do Jamboard, o Google Workspace recomenda que os usuários existentes usem outros fornecedores de software, como o Lucidspark.

Para aqueles que são afetados por esta mudança, o Google promete ajudar na transição: 

  • Integrando ferramentas de quadro branco como FigJam, Lucidspark e Miro no Google Workspace para que você possa incluí-las ao colaborar no Meet, compartilhar conteúdo no Drive ou agendar no Agenda. 
  • Além disso, trazem essas soluções de quadro branco para os dispositivos Series One Board 65 e Desk 27 da Avocor, para que você possa colaborar visualmente usando um dispositivo físico e uma caneta. 
  • Fornecem um caminho de retenção e migração para os dados do Jamboard para que você não perca nenhum trabalho colaborativo criado na sua organização. 

O Lucidspark é uma opção de ferramenta que possui os mesmos recursos do Jamboard e é recomendada pelo Google como alternativa ao produto deles. O Lucidspark é uma lousa virtual onde as equipes podem colocar suas melhores ideias em prática.

“Os administradores dos clientes afetados do Google Workspace receberão informações e instruções mais detalhadas por e-mail. Continuaremos a fornecer lembretes aqui no Blog de atualizações durante todo esse processo”.