in

Google decreta fim do Hangouts e cria novo programa de bate-papo gratuito

Google Chat será lançado no ano que vem.

Google decreta fim do Hangouts e cria novo programa de bate-papo gratuito

A  confusão em torno dos mensageiros do Google continua, a empresa decreta fim do Hangouts e cria novo programa de bate-papo gratuito para 2021. O Google anunciou as últimas mudanças em relação à sua família de aplicativos de mensagens, que continua uma bagunça ano após ano. Desta vez, eles afirmaram que no próximo ano poderemos desfrutar do novo Google Chat gratuitamente, diretamente no Gmail ou como um aplicativo separado.

O que há de novo é principalmente o nome, Google Chat é o que substituirá o Hangouts, que finalmente desaparece em meados de 2021. O chat terá as mesmas funções do Hangouts, como mensagens diretas e grupos, além de algumas funções adicionais, como envio para sua caixa de entrada, pesquisa mais rápida, reações com emojis e sugestões de respostas.

O bate-papo do Google faz parte do Google Workspace

Bate-papo do Google

Workspace é o novo espaço de trabalho que substitui o G Suite e integra Gmail, Agenda e Meet, e que marcou uma mudança completa nos ícones e na imagem desses produtos para ficarem mais consistentes, embora não exatamente mais estilizados.

Vale a pena notar, o Google Meet continuará a ser um aplicativo de videoconferência separado, porque aparentemente o Google precisa complicar a vida eternamente com seus aplicativos de mensagens e precisa de um diferente, como o Chat para conversas de texto, com um novo nome.

O Google afirma que o Chat permitirá que você planeje com outras pessoas que tenham os mesmos objetivos e interesses, colabore em arquivos e atribua tarefas para manter um grupo coordenado. Eles também afirmam ter fortes proteções contra phishing, como a do Gmail , então, quando alguém enviar um link para você pelo bate-papo do Google, ele será verificado em tempo real pelo Google quanto a conteúdo malicioso.

Durante o primeiro semestre de 2021, todos os usuários poderão começar a fazer upgrade do Hangouts para o Bate-papo do Google . Conversas, contatos e histórico armazenados no Hangouts serão migrados automaticamente para o Chat, embora o Google diga que compartilhará instruções mais específicas quando o processo começar.

O Hangouts seguirá os passos do Google Talk, Allo e Duo e irá para o cemitério de aplicativos do Google. A ideia desta vez é ter tudo integrado ao Google Workspace, e agora veremos guias especiais do Meet e do Chat ao lado da caixa de entrada do Gmail na web ou nos aplicativos móveis.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.