Google deixa de dar tratamento especial ao AMP no mecanismo de pesquisa

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Desde o seu início, a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages) do Google teve muitos problemas e passou por muitas críticas pesadas. Era desejo da empresa que este recurso substituísse com sucesso páginas da web em HTML. O objetivo era torná-lo um padrão. Na prática, muitos sites que buscavam melhor rankeamento nas pesquisas do Google se viam obrigados a implementar o AMP, o que dava ainda mais controle para a gigante da tecnologia. A promessa era turbinar o tráfego dos sites no mecanismo de buscas.

Durante alguns anos, os sites que utilizavam AMP do Google tiveram tratamento preferencial. Entretanto, a empresa finalmente mudou de ideia. Embora continuem a promover o uso de AMP como solução “para melhorar o desempenho das páginas web”, o uso do formato AMP não precisa mais aparecer no carrossel de notícias em destaque na pesquisa do Google.

Google deixa de dar tratamento especial ao AMP no mecanismo de pesquisa e ícone AMP também dirá adeus

Google deixa de dar tratamento especial ao AMP no mecanismo de pesquisa

Em vez de usar AMP para decidir se o conteúdo se encaixa nesses espaços, o Google começará a “testar outras maneiras de identificar conteúdo que ofereça uma boa experiência na página“, como a velocidade de carregamento dos sites, em vez de apenas ver se eles usam AMP.

A partir de meados de junho, quando as mudanças começarem a ser implementadas, o Google também deixará de mostrar o ícone AMP (provavelmente você já viu algum dia, um círculo com um raio dentro) nas páginas que o usam.

As mudanças também afetam o motor de busca e o carrossel de notícias do Google News, bem como os resultados e notícias em destaque nos aplicativos de pesquisa do Google, que são uma das fontes de informação mais utilizadas hoje em dia .

O carrossel de notícias em destaque na Pesquisa Google será atualizado para incluir todo o conteúdo de notícias, desde que esteja em conformidade com as políticas do Google Notícias. Isso significa que o uso do formato AMP não é mais necessário e que qualquer página, independentemente de seus resultados nas principais métricas da web ou de seu status de experiência na página, poderá aparecer no carrossel de notícias em destaque.

Também vamos atualizar o aplicativo Google Notícias de forma semelhante, uma plataforma onde usuários de todo o mundo podem ter uma visão completa das notícias mais importantes do dia. Como parte da mudança na experiência da página, estamos usando mais conteúdo não AMP em news.google.com e no app Google Notícias para aprimorar a experiência que eles oferecem.

Via Genbeta

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.