Google deve expandir recurso de detecção de acidente de carro para além dos telefones Pixel

A detecção de acidentes de carro no Pixels é implementada como parte do aplicativo Personal Safety

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google disponibiliza muitos recursos em seus dispositivos Pixel. Um deles é a capacidade de detecção de acidente de carro. Esse recurso foi inserido com o Pixel 4, mas agora o Google pode expandir isso para dispositivos de outras empresas.

O Pixel 4, como dissemos, foi o primeiro telefone a apresentar a detecção automática de acidentes de carro do Google. A ideia pode parecer trivial para alguns, mas pode ser legitimamente um salva-vidas em um acidente, alertando os serviços de emergência se o usuário não conseguir fazê-lo.

Infelizmente, o recurso permaneceu exclusivo do Pixel quase três anos após sua estreia e está ainda mais limitado ao Pixel 3 e posterior. No entanto, tudo isso pode mudar em breve, pois as pistas na última atualização do Personal Safety sugerem uma disponibilidade mais ampla.

Recursos de detecção de acidentes de carro pode ser expandido pelo Google

google-deve-expandir-recurso-de-deteccao-de-acidente-de-carro-para-alem-dos-telefones-pixel
Imagem: Reprodução | Android Police

A detecção de acidentes de carro no Pixels é implementada como parte do aplicativo Personal Safety que acompanha os telefones. Algumas novas strings foram identificadas em sua atualização mais recente (versão 2022.05.25) por Mishaal Rahman e algumas delas têm várias instâncias de “não-pixel” em seus nomes. Assim, outras empresas poderão ter o recurso em seus smartphones.

“O Personal Safety 2022.05.25 está sendo lançado e sugere que o recurso de detecção de acidentes de carro do Pixel está chegando aos não-Pixels!”, tweetou Rahman.

Implementação do recurso em dispositivos não Pixel

Rahman observa, no entanto, que é mais provável que esse recurso não seja simplesmente liberado em todos os não Pixels em massa, portanto, espere que alguns dispositivos selecionados recebam suporte primeiro. Isso pode ser uma consequência de como o Google distribui esse software atualmente, e os OEMs podem ser encarregados de elaborar os detalhes de suas próprias implementações.

Além de possivelmente expandir o acesso à detecção de falhas, a nova versão do Personal Safety também inclui strings que fazem referência a alertas de crise em não Pixels, sugerindo que seu telefone Android também poderá em breve receber a capacidade de notificá-lo sobre calamidades como inundações e terremotos.

Esse recurso é muito útil, sobretudo quando em um acidente, os integrantes dos veículos ficam impossibilitados de realizarem uma ligação de emergência, por exemplo. O recurso de detecção de acidentes de carro pode dar mais segurança para os integrantes dos carros que se envolvam em acidentes.

Esperamos que o Google expanda esse recurso para mais empresas de smartphones o mais breve possível. Assim, mais pessoas podem ser salvas em acidentes em que os integrantes não consigam executar uma chamada de emergência.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.