Google é a empresa que mais contribui para o código aberto

Antes, esta posição era da Microsoft.

A consultoria Aiven publicou um relatório no qual analisa, usando dados do Open Source Contributor Index (OCSI), quais empresas são as que mais contribuem para o mundo do open source ou ‘open source’. À frente deste ranking estão duas gigantes do Vale do Silício que, paralelamente, mantêm inúmeros projetos e serviços baseados em software proprietário, como Google e Microsoft. Portanto, o Google é a empresa que mais contribui para o código aberto.

Os dados da OCSI mostram que desde o início deste ano, o Google manteve a liderança em colaboradores ativos mensais (funcionários próprios colaborando em projetos abertos), depois que a Microsoft liderou todos os meses em 2021 (exceto fevereiro). Os números mais recentes, de junho passado, colocam os colaboradores do Google em 5.421, em comparação com 5.268 da Microsoft.

Para muitos, essa posição do Google superando a Microsoft foi uma surpresa. No entanto, para outros, a surpresa tenha sido saber que, até muito recentemente, a Microsoft era a empresa que mais colaborava com o código aberto.

Uma mudança de opinião dos grandes nomes do Vale do Silício

E é que, desde que Satya Nadella se tornou CEO da Microsoft em 2014, sucedendo ao polêmico Steve Ballmer, a empresa experimentou uma virada de 180º em relação à sua posição em relação ao software livre. Embora as tensões com a comunidade nunca tenham desaparecido completamente, o fato de que agora existem versões do Linux ‘made in Microsoft’ era impensável há apenas alguns anos.

Segundo o cofundador e CTO da Aiven, Heikki Nousiainen, um fator que permitiu essa mudança de liderança em 2022 está na

“uma diminuição ano a ano no número de compromissos da Microsoft em projetos de código aberto; no entanto, o compromisso da Microsoft com a liberdade e a inovação do desenvolvedor é consistente, já que a empresa é um participante importante no espaço de código aberto e até comprou o GitHub em 2018 .”

Google é a empresa que mais contribui para o código aberto

Outra das gigantes do Vale do Silício, a Amazon, está em 6º lugar com 1.963 colaboradores. No entanto, a empresa fundada por Jeff Bezos mostra uma taxa de crescimento mais rápida em seu compromisso com o código aberto do que Google e Amazon nos últimos tempos: mantém um número maior de projetos no GitHub e começou a oferecer suporte ao OpenSearch, um fork do servidor de pesquisa ElasticSearch.

De qualquer forma, talvez o fato mais relevante seja que a contribuição do Google, Microsoft e Amazon para o código aberto se multiplicou por 3 nos últimos seis anos; embora haja também uma tendência a apostar nas chamadas ‘licenças permissivas’ como Apache ou MIT (que facilitam a utilização de código aberto em produtos proprietários) em oposição ao modelo ‘hard’ representado pela GPL.

Outro aspecto digno de nota do ranking deve ser destacado: o OCSI diferencia a contribuição das empresas subsidiárias daquela de suas controladoras, de forma que o GitHub aparece em 8º lugar, atrás da Microsoft, e a IBM em 5º, além da Red Hat ( 3º). Se assim não fosse, a liderança ainda estaria nas mãos da Microsoft (+GitHub), seguida de perto pela IBM (+Red Hat).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile