in

Google e Coursera iniciam oferta do Certificado Profissional de Suporte em TI no Brasil

Curso prepara os alunos em cerca de seis meses para um trabalho de nível básico em suporte de TI

google-e-coursera-iniciam-oferta-do-certificado-profissional-de-suporte-em-ti-no-brasil

O Google inicia nesta semana o Certificado Profissional de Suporte em TI, curso desenvolvido pela empresa e hospedado no Coursera, plataforma de ensino on-line. Este programa faz parte do Cresça com o Google, iniciativa para ajudar os brasileiros a obterem as habilidades digitais necessárias para encontrar um emprego.

O curso traduzido para o português, inicialmente anunciado a um US$ 39 por mês, agora será oferecido por US$ 19, após um esforço do Google e do Coursera para garantir o acesso de brasileiros de todas as origens.

O Certificado Profissional de Suporte em TI oferece conteúdo relevante para o setor e é altamente interativo, além de contar com laboratórios práticos desenvolvidos por funcionários do Google que trabalham na área. O curso foi projetado com o objetivo de preparar os alunos para um trabalho de nível básico em suporte de TI em aproximadamente seis meses. Nenhum treinamento ou experiência anterior é necessário.

“Os laboratórios do programa são ótimos e são uma oportunidade para ganhar experiência prática. Isso te dá um gostinho do que é ser um profissional de suporte em TI”, diz a brasileira Sandra Massie, que fez o curso nos Estados Unidos.

O Certificado Profissional de Suporte em TI ajudou Sandra a mudar sua carreira de gerente de um restaurante para consultora em TI de uma empresa americana. Mais no blog do Coursera (em inglês).

Como parte desse lançamento, o Google está oferecendo bolsas a mais de 2 mil pessoas no Brasil graças a uma doação de R$ 4,5 milhões do Google.org, braço de filantropia do Google, à Junior Achievement Brasil (JA Brasil) para ajudar a comunidades carentes a terem acesso gratuito ao programa.

A JA Brasil vai se juntar a outras organizações de sociedade civil e entidades governamentais com o objetivo de identificar pessoas em grupos prioritários, incluindo jovens, pessoas desempregadas, mulheres e negros, em vários Estados do Brasil, e fornecendo a eles uma bolsa de estudos. Os selecionados pela JA Brasil também receberão capacitação em habilidades complementares para estarem mais preparados para o mercado de trabalho.

Segundo dados do Hays Journal, considerando o cenário global para os próximos 10 anos, mais de 90% de oportunidades de emprego terão como requisito que os candidatos tenham conhecimentos digitais. Outro dado interessante é que pessoas com esse tipo de competência no currículo serão quatro vezes mais atraentes para as empresas em comparação com pessoas sem esse conhecimento.

Além disso, a taxa de desemprego no Brasil está em 13% e a procura por profissionais especializados em TI vai chegar a 420 mil até 2024, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) no documento ICT Sector Report 2019.

Vale ressaltar que, de acordo com o índice de habilidades digitais apresentado no começo do ano pelo Google em pesquisa colaborativa com a McKinsey, o investimento em treinamento e desenvolvimento dessas habilidades pode acarretar em um aumento de R$ 70 bilhões no PIB do Brasil em 2025, correspondendo a um crescimento de 40% em renda.

Quando o aluno concluir o curso, ele poderá optar por compartilhar suas informações diretamente com grandes empregadores que aceitaram considerar esses novos profissionais para vagas em suporte de TI, entre elas estão: Coca-Cola, Cognizant, Localiza, Magalu, Telhanorte, Tumelero, Rappi e Google entre outros.

“A colaboração e a inovação são dois de nossos valores na Saint-Gobain Distribuição. Estar em parceria com o Google no projeto Certificado Profissional de Suporte em TI é colocar em prática estes nossos valores, além de estar participando de uma iniciativa maravilhosa que nos traz uma possibilidade futura de novos talentos com visão diversa e que tragam diferencial para nossa organização.” – André Svartman, diretor de Marketing da Saint-Gobain Distribuição Brasil 

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Fedora 31 vai atrasar lançamento por causa de bugs no DNF

Fedora 31 Beta está disponível

HTC faz parceria com Bitcoin.com para oferecer suporte para o smartphone Exodus 1

HTC faz parceria com Bitcoin.com para oferecer suporte para o smartphone Exodus 1