Google e Facebook na mira do Congresso Americano

Por Jardeson Márcio
Imagem: MarkTech

De acordo coma o Bloomberg, durante uma audiência no Congresso americano na sexta-feira, legisladores miraram no Facebook e no Google sobre os serviços que ambos oferecem às crianças. Os CEOs do Facebook e do Google, Mark Zuckerberg e Sundar Pichai respectivamente, foram criticados por oferecer versões de seus serviços feitas especialmente para crianças.

A “marca” de streaming de vídeo do YouTube do Google oferece uma versão de seu aplicativo para crianças e o Instagram de propriedade do Facebook está supostamente trabalhando em uma versão de seu aplicativo para os mais pequenos. Crianças de 13 anos ou menos teriam permissão para usá-lo.

Mark, Pichai e o CEO do Twitter, Jack Dorsey, apareceram virtualmente diante de membros de dois subcomitês de energia e comércio da US House, investigando como as empresas de mídia social lidam com a disseminação de desinformação. Entre os assuntos discutidos estavam mentiras sobre COVID, vacinas e a eleição. A audiência durou cinco horas e o tópico que mais surgiu foi se as crianças estão sofrendo danos mentais e perda de privacidade ao usar serviços como YouTube e Instagram.

Imagem: Poder360

Congresso americano explode Zuckerberg e Pichai sobre o acesso de sua plataforma para crianças

A representante Cathy McMorris Rodgers (R-Wa), a principal republicana do comitê e mãe de três crianças em idade escolar, dirigiu-se aos executivos dizendo que “Suas plataformas são meu maior medo como mãe. Meu marido e eu estamos lutando as grandes batalhas tecnológicas em nossa casa todos os dias. É uma batalha por seu desenvolvimento, uma batalha por sua saúde mental e, em última análise, uma batalha por sua segurança”.

Além disso, ela também observou que “Mais de 20 anos atrás, antes de sabermos o que Big Tech se tornaria, o Congresso deu a você proteções de responsabilidade. Eu quero saber, por que você acha que ainda merece essas proteções hoje? O que será necessário para que seu modelo de negócios parar de prejudicar crianças? “

Outro deputado, o republicano de Ohio Bob Latta, perguntou a Zuckerberg se o Facebook assume a responsabilidade pelo suicídio de uma garota menor de idade que cometeu suicídio depois que um homem mostrou a seus amigos fotos comprometedoras dela no site de mídia social. 

Por sua vez, o CEO disse que o Facebook tem a responsabilidade de desenvolver sistemas para remover esse conteúdo do aplicativo. Ele também tentou direcionar a conversa para os aspectos positivos da leitura de postagens de mídia social. Zuckerberg afirmou: “Usar aplicativos sociais para se conectar com outras pessoas pode ter benefícios positivos para a saúde mental.”

A democrata de Massachusetts Lori Trahan criticou os CEOs por “recursos de design manipulativos destinados a mantê-los (as crianças) viciados. Ela citou a reprodução automática do YouTube que inicia automaticamente o próximo vídeo na fila quando o conteúdo visualizado atualmente termina. Ela também mencionou o do Facebook”. rolagem infinita “e os filtros que devem ser oferecidos na versão infantil do Instagram.

Mais deputados do Congresso direcionaram questionamentos aos CEOs do Google e Facebook

A deputada Kathy Castor, uma democrata servindo na Flórida, perguntou a Pichai e Zuckerberg quanto suas empresas ganham com anúncios exibidos para crianças. Ambos os executivos disseram que as crianças não podem usar a maioria dos serviços oferecidos pelo Google e pelo Facebook. Castor interrompeu Zuckerberg para dizer: “Todos os pais sabem que há crianças com menos de 13 anos no Instagram. O problema é que você sabe disso e sabe que o cérebro e o desenvolvimento social de nossos filhos ainda estão evoluindo desde tenra idade.”

No ano passado, Castor apresentou um projeto de lei que obrigaria as empresas a obter o consentimento de menores de 18 anos para coletar ou compartilhar seus dados pessoais. “Como essas plataformas o ignoraram, eles lucraram com isso, vamos fortalecer a lei”, disse ela.

O republicano de Ohio, Bill Johnson, comparou os produtos do Google e do Facebook para crianças a empresas de cigarros que vendem seus produtos para menores. “Ao permitir que a grande tecnologia opere sob a seção 230 como está, estaremos permitindo que essas empresas viciem nossos filhos em seus produtos destrutivos para seu próprio lucro. A grande tecnologia é essencialmente entregar um cigarro aceso a nossos filhos e esperar que eles continue viciado pelo resto da vida. “

Com informações de: Phone Arena
Share This Article
Sair da versão mobile