in

Google Earth completa 15 anos

O Google comemora a data com alguns dias de atraso.

Parece que foi ontem mas o Google Earth está completando 15 anos de existência. O produto em si foi lançado oficialmente dia 28 de junho de 2005. É verdade, estes são parabéns um pouco atrasados. Porém, somente agora o próprio Google resolveu comemorar (e relembrar) a data. E se formos mais rigorosos, a história do programa que é um dos sucessos do Google começou bem antes.

Na verdade a criação não foi da gigante da tecnologia. Ela adquiriu a ideia (um protótipo do que se tornou) de uma pequena empresa chamada Keyhole em 2004. Essa empresa havia criado um produto chamado EarthViewer, que, na verdade, seria o precursor do Google Maps. Foi licenciado para empresas como a CNN para uso em transmissões. Até agências de inteligência dos EUA estavam usando a novidade. A CIA o utilizou para os esforços de inteligência, incluindo a mais recente guerra do Iraque, e investiu muito dinheiro na empresa para desenvolvimento futuro por meio do grupo de capital de risco In-Q-Tel, essencialmente apoiado pelo governo.

Cerca de um ano após a aquisição da Keyhole, o Google lançou o que conhecemos como Google Earth: uma solução de software autônoma gratuita que mostrava uma visualização em 3D de todo o planeta. Isso foi antes mesmo de estar disponível em um navegador.

Google Earth completa 15 anos

Google Earth completa 15 anos

A empresa conseguiu mesclar detalhes do Google Maps para coisas como planejamento de rotas e construções em 3D, e recebeu atualizações regulares com novos recursos nos últimos quinze anos. Adições recentes incluem estrelas e uma interface de pesquisa nova e aprimorada.

Para comemorar seu aniversário de quinze anos (mais 12 dias), o Google publicou uma postagem no blog com quinze histórias inspiradoras que mostram como o Google Earth fez a diferença no mundo que ilustra, desde coisas como educação e resposta a desastres, preservação da vida selvagem e até uma reunião de família após décadas de separação.

Com o Google Earth, você pode ver nosso planeta do espaço, como um astronauta, e depois viajar para qualquer lugar do mundo em segundos, basta um clique. Agora, com 15 anos, o Google Earth ainda é o maior repositório público de imagens geográficas do mundo, combinando fotografia aérea, imagens de satélite, dados geográficos e Street View em um único lugar, diz a postagem.