Google elimina links de cache nos resultados de pesquisa

Os links de cache têm desaparecido dos resultados da Pesquisa Google há meses

Os links de cache têm desaparecido dos resultados da Pesquisa Google há algum tempo, o que levou muitos a se perguntarem se isso é intencional. O contato de busca da empresa, Danny Sullivan, confirmou isso em uma postagem no X esta semana. Citando as melhorias na confiabilidade do site hoje em dia, ele explicou que o Google considerou o recurso redundante.

É um dos nossos recursos mais antigos. Mas foi criado para ajudar as pessoas a acessar páginas quando, no passado, muitas vezes você não podia depender do carregamento de uma página.

Hoje em dia as coisas melhoraram muito. Então, foi decidido aposentá-lo.

Sullivan

Às vezes, os links de cache apareciam na seção Sobre este resultado dos resultados da Pesquisa Google, marcados por um botão intitulado Em cache. Como alternativa, os usuários podem adicionar manualmente um cache ao início de uma URL para iniciar instantaneamente a versão em cache de um site. Ambas as formas de acessar os links de cache do Google estão sendo descontinuadas.

Existem alguns motivos pelos quais alguém pode querer obter uma versão em cache de um site. Essencialmente, um link de cache exibirá um site conforme mostrado ao Google. Isso pode reduzir alguns dos problemas de inchaço e carregamento potenciais que acompanham os sites voltados para o usuário. Para os repórteres, os links de cache serviam como uma pseudocápsula do tempo, preservando a versão anterior de um site após sua atualização.

Retirada sem substituto

Não há substituto direto para links de cache como os conhecíamos. No entanto, você pode pensar no Internet Archive como uma boa alternativa ao cache de links para encontrar versões mais antigas de sites. Na verdade, é exatamente isso que Sullivan sugere como substituto para links de cache em algum momento no futuro.

“Pessoalmente, espero que talvez adicionemos links para o Internet Archive de onde tínhamos o link de cache antes, em Sobre este resultado”, escreveu Suillivan. “É um recurso incrível. Para o objetivo de alfabetização informacional do About The Result, acho que também seria uma boa opção – permitir que as pessoas vejam facilmente como uma página mudou ao longo do tempo.”

No entanto, Sullivan disse que “não há promessas” para essa proposta e que “envolve pessoas muito além de mim”. Quando um usuário criticou Sullivan, ele observou novamente que seria necessário discutir com o Internet Archive.

Independentemente de os links do Internet Archive se tornarem mais proeminentes nos resultados da Pesquisa Google, eles sem dúvida se tornarão mais úteis. Com a desativação dos links de cache, há ainda menos maneiras de recuperar versões antigas de sites.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile