Google encerra o suporte de software para monitores inteligentes de terceiros

O Google não fornece mais atualizações de software Smart Displays de terceiros

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os monitores inteligentes devem receber uma atualização de categoria com a chegada do Google Pixel Tablet e seu dock doméstico inteligente. O Google encerrará o suporte de software para monitores inteligentes de terceiros.

Google e os monitores inteligentes de terceiros

Os monitores inteligentes eram bastante populares como o ponto central das casas inteligentes há alguns anos, mas desde então saíram de moda. Adicionando um prego ao caixão, o Google retirou discretamente o suporte para monitores inteligentes de terceiros de seus planos de atualização de software.

Conforme observado pelo 9to5Google, o Google atualizou um artigo de suporte sobre como fazer chamadas Duo em alto-falantes e telas inteligentes com este importante anúncio:

O Google não fornece mais atualizações de software para esses Smart Displays de terceiros: Lenovo Smart Display (7?, 8? e 10?), JBL Link View e LG Xboom AI ThinQ WK9 Smart Display. Isso pode afetar a qualidade das videochamadas e reuniões.

google-encerra-o-suporte-de-software-para-monitores-inteligentes-de-terceiros

Todos os monitores inteligentes mencionados são monitores inteligentes do Google Assistente lançados entre 2018 e 2019. Os dispositivos tiveram muito interesse em seu lançamento com a plataforma Android Things, mas com o tempo o interesse diminuiu.

O Google acabou eliminando a plataforma Android Things em 2020, apesar de um novo foco em 2019 em monitores e alto-falantes inteligentes exclusivamente do antigo foco mais amplo da IoT. Agora, esses alto-falantes inteligentes atingiram efetivamente o fim da vida útil, pois o Google não pretende mais fornecer atualizações de software.

O Google ainda mantém seus monitores Nest Hub, mas esses monitores inteligentes são executados no Fuchsia e não no Android Things. O Google aparentemente exerce maior controle sobre o hardware e o software nesses dispositivos Fuchsia em comparação com a plataforma Android Things mais aberta.

Ainda assim, não se pode deixar de imaginar o que acontecerá com os Nest Hubs se e quando o Pixel Tablet se tornar popular. Com Android e Pixel UI, o Pixel Tablet certamente será mais familiar para os usuários finais, pois combina a funcionalidade de tablet e smart display.

O Google está implementando constantes mudanças em seus serviços que, nem sempre trazem o melhor para os seus usuários, mas, pelo menos tenta fazer isso. Com o fim desse suporte aos dispositivos citados acima, os usuários que contam com os mesmos, poderão ficar desassistidos, sem o suporte necessário para utilização adequada desses dispositivos, podendo ter perdas significativas ao usá-los, como numa videochamada, por exemplo. Se você tem algum desses dispositivos é bom se atentar a isso.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.