Google está adquirindo a empresa Fitbit

A União Europeia acredita que os dados coletados dos dispositivos vestíveis da Fitbit parecem ser uma vantagem.

Quatro dias depois que surgiram rumores de que o Google estava negociando a aquisição da Fitbit Inc., o acordo agora é oficial, a gigante das buscas está adquirindo a empresa Fitbit e possivelmente estabelecendo uma verdadeira batalha pela era posterior de dispositivos conectados a smartphones.

No entanto, a Google disse hoje que concordou em pagar US $ 7,35 por ação da Fitbit em uma transação em dinheiro no valor de US $ 2,1 bilhões. A oferta representa um prêmio de 70% do preço de fechamento do fabricante do relógio inteligente na sexta-feira, o último dia de negociação antes das discussões de compra serem tornadas públicas.

A Fitbit vende uma série de relógios inteligentes que permitem aos usuários acompanhar seus treinos, qualidade do sono e saúde. O mais novo produto da empresa, Versa 2, inclui recursos adicionais que incluem uma integração com o assistente de voz Alexa.

Aliás, a Fitbit já enviou mais de 100 milhões de dispositivos até o momento e afirma que seus vários modelos de relógios inteligentes são usados por 28 milhões de pessoas em todo o mundo.

Mesmo assim, os US $ 7,35 por ação que o Google está pagando representam uma pequena fração do máximo histórico de US $ 51,90 que a empresa alcançou em 2015.

Concorrência e tecnologias

Então, o preço das ações e a participação de mercado da Fitbit foram afetados nos últimos anos devido à intensa concorrência da Apple, que lidera o mercado de relógios inteligentes por uma ampla margem com seu Apple Watch.

A aquisição do Google pode significar mais concorrência para o fabricante do iPhone. O banco de investimento Cowen & Co escreveu em uma nota de pesquisa para clientes que

A plataforma Fitbit pode ser estendida com a tecnologia Google sob uma nova propriedade e a tecnologia Fitbit pode ser integrada aos dispositivos Wear OS existentes.

Outra tecnologia que pode alcançar dispositivos Fitbit é o Google Assistant. Dado que o modelo Versa 2 do fabricante de relógios inteligentes oferece integração com o Alexa, não é difícil imaginar que a subsidiária da Alphabet Inc. também queira disponibilizar seu próprio serviço aos usuários. Isso aumentaria o alcance do Assistente do Google para milhões de novos dispositivos.

O forte conhecimento da marca da Fitbit também tem valor, e Cowen disse que o acordo

Forneça à empresa uma marca de hardware que tenha prestígio significativo no espaço do rastreador de fitness, algo que possivelmente está faltando na comunidade Wear OS.

Após a aquisição da Nest, a Google expandiu significativamente sua linha de produtos domésticos inteligentes, adicionando câmeras de segurança conectadas à Internet, um alarme, uma campainha inteligente e muito mais.

A Google poderia capitalizar a marca Fitbit de maneira semelhante e estender seu portfólio de produtos além dos smartwatches para outras categorias de dispositivos portáteis.

Certamente, a Google pode até integrar as duas famílias de produtos. O Apple Watch permite que os usuários controlem certos bloqueios inteligentes de terceiros com um aplicativo, um recurso que o Google agora pode replicar com os relógios Fitbit e a campainha Nest.

A Google está adquirindo a empresa Fitbit, mas como fica a coleta e uso de dados?

Rick Osterloh, chefe do negócio de hardware do Google, prometeu em um post no blog que os dados do consumidor coletados pelos dispositivos Fitbit não serão usados para a entrega de anúncios:

Nunca venderemos informações pessoais a ninguém. Os dados de saúde e bem-estar do Fitbit não serão usados para anúncios do Google, afirma Osterloh.

Além disso, o co-fundador e presidente da Fitbit, James Park, procurou manter essas preocupações em um e-mail para os clientes:

Você sempre terá controle de seus dados e seremos transparentes sobre os dados que coletamos, escreveu ele.

Contudo, a Google espera fechar a aquisição em 2020.

Por fim, se você quiser saber mais sobre isso, verifique o seguinte link.

Via: LinuxAdictos
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