in

Google exige que os dispositivos “Designed for Chromebook” suportem atualizações de firmware do Fwupd

Outras fabricantes de notebooks já usam o Fwupd.

A partir do início do ano, parece que o Google exigirá que os fornecedores de hardware ofereçam suporte à atualização de firmware no Linux via Fwupd com o LVFS (Linux Vendor Firmware Service), se quiserem levar o rótulo “Designed for Chromebook“. O desenvolvedor líder do Fwupd, Richard Hughes, da Red Hat, compartilhou a informação não oficial de vários fabricantes de dispositivos que o Google está prestes a exigir que os dispositivos suportem atualizações de firmware baseadas no Fwupd. Tudo para atender à certificação Designed for Chromebook. Assim, o Google exige que os dispositivos “Designed for Chromebook” suportem atualizações de firmware do Fwupd.

Em nome da segurança, Google exige que os dispositivos “Designed for Chromebook” suportem atualizações de firmware do Fwupd

Google exige que os dispositivos "Designed for Chromebook" suportem atualizações de firmware do Fwupd

Como Hughes explicou, certamente faz sentido com o Fwupd ser a solução moderna para atualização de firmware de dispositivo no Linux, do firmware do sistema e BIOS para vários firmwares periféricos. Hughes comentou outras alternativas de atualização de firmware

todas as ferramentas de flash de firmware para as quais eu vi a fonte geralmente têm décadas, contêm abstrações camada por camada, têm higienização duvidosa da entrada e são horríveis de usar. Muitos são perigosos, o que não me faz dormir bem à noite, e eu suspeito que a equipe de segurança do Google também. A maioria dos binários de fornecedores é criada para o dispositivo de hardware ODM específico, e todos eles, exceto um, não usam nenhum tipo de controle de origem ou processo formal de revisão.

Google exige que os dispositivos "Designed for Chromebook" suportem atualizações de firmware do Fwupd

Hughes compartilhou a anedota sobre o requisito Fwupd nesta postagem do blog. Apesar de frustrado, também descreve como os fabricantes de dispositivos devem trabalhar com ele no suporte ao Fwupd para seus produtos. Isso inclui especificação ou acesso ao código sob uma licença compatível e sem NDAs, a necessidade de acesso ao hardware, o entendimento da versão do dispositivo e outros requisitos. Mais detalhes no blog de Hughes.

Sobre o recurso

Google exige que os dispositivos "Designed for Chromebook" suportem atualizações de firmware do Fwupd

O Fwupd tem visto um grande sucesso 2019 com apoio Acer, suporte a novos dispositivos Dell, suporte  à tecnologiaPhoenix, e outros marcos. O LVFS possui cerca de 10.000 arquivos e, este ano, o Linux Vendor Firmware Service também se tornou um projeto da Linux Foundation. O Google agora exige o suporte do Fwupd para conformidade com “Designed For Chromebook” é uma ótima maneira de o projeto terminar em 2019.

Fonte: Phoronix