Google expande opções de criptografia no Meet e trará vídeos do Meet para o Documentos

O Google anunciou mais uma onda de atualizações para o Workspace, sua plataforma de produtividade e colaboração, incluindo opções de criptografia expandidas para vídeos do Google Meet. Além disso, o Google também permitirá que os clientes integrem diretamente os vídeos do Meet ao Documentos, Planilhas e Apresentações Google. Essa integração permitirá que os usuários vejam seus colaboradores – além dos documentos em que estão colaborando – em uma mesma guia. 

O Google começou a lançar cada vez mais recursos novos e melhores para suas ferramentas de colaboração há alguns anos. Isso se intensificou com a pandemia de Covid-19, que tornou o trabalho virtual um recurso obrigatório. Desde então, o Google também intensificou os esforços para integrar todas as suas ferramentas. 

Com todos os seus produtos de comunicação e colaboração integrados em um pacote, “é claro que estamos fazendo grandes apostas no Google Docs e no Google Sheets como veículos de armazenamento para todo tipo de coisa”, disse Dave Citron, do Google, a repórteres esta semana. “Podemos armazenar todos os artefatos de uma reunião usando o Google Docs, Sheets, Slides etc. Tudo é indexado magicamente pelo mecanismo de pesquisa do Workspace, para que você possa pesquisar tudo em um único caminho.”

A segurança aprimorada é um componente crítico da estratégia do Google. As empresas não adotarão ferramentas de colaboração ou armazenamento que deixem seu conteúdo vulnerável. Para isso, o Google está trazendo criptografia de ponta a ponta opcional para reuniões do Google Meet para todos os clientes do Google Workspace. 

Google expandirá opções de criptografia no Meet e trará vídeos do Meet para o Documentos

Além disso, em maio, alguns clientes terão acesso à criptografia do lado do cliente (CSE) no Meet. Esse recurso, que está atualmente em versão beta, oferece aos clientes controle direto das chaves de criptografia e do provedor de identidade usado para acessar essas chaves. O CSE in Meet estará disponível para clientes nos planos Business Plus, Enterprise Plus e Education Plus Workspace. 

Enquanto isso, a capacidade de adicionar vídeos do Meet diretamente ao Documentos, Planilhas e Apresentações estará no GA nas próximas semanas. Os usuários poderão iniciar uma reunião e trazê-la para um documento, planilha ou apresentação. Isso permitirá que todos os participantes da reunião colaborem enquanto conversam. 

O Google Docs “foi pioneiro” na colaboração em tempo real, disse Citron, e esse novo recurso “converterá essa experiência mágica de coautoria em uma chamada de vídeo em tempo real”.

Alguns dos novos recursos do Google Meet

Eles imitam recursos incluídos em outras plataformas de videoconferência, como o Zoom. Por exemplo, no próximo mês, os participantes poderão reagir em reuniões com emojis como um polegar para cima ou emoji de coração. O Meet no próximo mês também oferecerá recursos picture-in-picture para usuários que executam navegadores Chrome. Eles poderão ver até quatro blocos de vídeo dos participantes da reunião em uma janela flutuante sobre outros aplicativos.

Google expande opções de criptografia no Meet e trará vídeos do Meet para o Documentos

O Google também anunciou melhorias nos recursos de transmissão ao vivo do Meet. Atualmente, os usuários do Google Meet podem organizar reuniões de até 500 participantes ativos com a capacidade de transmitir ao vivo para públicos de até 100.000 em domínios confiáveis do Google Workspace. No final deste ano, os participantes da transmissão ao vivo poderão participar de perguntas e respostas e enquetes. Além disso, ainda este ano, o Google permitirá que os anfitriões de reuniões transmitam reuniões diretamente para o YouTube a partir da guia de atividades do Meet. 

Também estão chegando melhorias no modo Companion, lançado pela primeira vez no Google Meet em novembro. O modo Companion permite que os usuários hospedem ou participem de uma reunião de dentro de uma sala de conferência usando seus laptops enquanto aproveitam o áudio e o vídeo da sala. Isso torna mais fácil compartilhar conteúdo, ver apresentações de perto ou usar outros recursos da mesma forma que os participantes remotos. Para melhorar a experiência no quarto, o Google começou a implementar o cancelamento automático de ruído em todos os hardwares do Google Meet, incluindo hardware Logitech, Acer e Asus. Ainda este ano, as pessoas em salas de conferência também poderão adicionar seu próprio bloco de vídeo pessoal do modo Companion e suas câmeras de laptop. 

Mais novidades

O Google também está adicionando melhorias ao Spaces; a ferramenta Workplace lançada no ano passado. Os Spaces permitem a colaboração em tempo real entre projetos e tópicos e em diferentes modalidades, incluindo e-mail, bate-papo e Meet. Uma conversa pode, por exemplo, começar por e-mail, mas passar para um espaço mais colaborativo como o Meet. 

O Spaces oferecerá encadeamento em linha nas próximas semanas – uma das principais solicitações dos clientes corporativos. O Google também está tornando o Spaces mais compartilhável e detectável. Na semana passada, a empresa permitiu que os usuários convidassem outras pessoas para participar de um Space por meio de um link compartilhado e, no final deste ano, permitirão que os usuários pesquisem e participem de Spaces em uma organização. 

Eles estão aprimorando a pesquisa no Chat e no Spaces para exibir arquivos e conversas relevantes. O Google também está aumentando os limites de tamanho de equipe do Spaces de 400 para 8.000. Ele vai aumentar para 25.000 até o final deste ano.

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile