Google explica remoção do suporte JPEG-XL do Chrome

Saiba os motivos que levaram ao fim de um dos recursos mais promissores.

Após o artigo sobre o Google Chrome se preparando para descontinuar o formato de imagem JPEG-XL, um engenheiro do Google agora forneceu suas razões para abandonar esse formato de imagem de próxima geração. Deste modo, o Google explica remoção do suporte JPEG-XL do Chrome.

Conforme observado, um patch está pendente para o navegador Google Chrome/Chromium descontinuar o suporte ao formato de imagem JPEG-XL ainda experimental (atrás de um sinalizador de recurso) de seu navegador da web. O patch marca o Chrome 110 e posterior como suporte de imagem JPEG-XL obsoleto.

Nenhum motivo foi fornecido para essa descontinuação. Porém, a medida foi considerada muito estranha, pois o JPEG-XL ainda é muito jovem em seu ciclo de vida e vem recebendo crescente interesse e suporte da indústria. Agora,neste final de semana, há um comentário de um engenheiro do Google sobre o rastreador de problemas Chromium JPEG-XL com seus motivos expressos:

“Obrigado a todos por seus comentários e feedback sobre o JPEG XL. Removeremos o código e o sinalizador JPEG XL do Chromium pelos seguintes motivos:- Os sinalizadores e o código experimentais não devem permanecer indefinidamente- Não há interesse suficiente de todo o ecossistema para continue experimentando com JPEG XL- O novo formato de imagem não traz benefícios incrementais suficientes sobre os formatos existentes para garantir sua ativação por padrão- Ao remover o sinalizador e o código em M110, reduz a carga de manutenção e nos permite focar na melhoria dos formatos existentes no Chrome”
O Google encontrar “interesse insuficiente de todo o ecossistema” em torno do JPEG-XL é bastante surpreendente, considerando que o fluxo de bits só foi congelado no final de 2020 e o formato do arquivo foi padronizado apenas no ano passado e o sistema de codificação desde o início deste ano. Embora o JPEG-XL esteja disponível com o Chrome, ele está desativado por padrão por trás de um sinalizador de recurso e, portanto, até que o suporte do navegador amadureça (ou amadureça), obviamente os desenvolvedores da Web não estão pressionando agressivamente o JPEG-XL. O conjunto de ferramentas libjxl também permanece em um estado pré-1.0.

Google explica remoção do suporte JPEG-XL do Chrome

Vários usuários observam que o Google agora também não está buscando o WebP 2 como um formato de imagem lançado. Em vez disso, seu esforço WebP 2 deve ser “usado como um playground para experimentos de compactação de imagem”.

Portanto, avançando com o suporte a JPEG-XL a ser removido do Chrome e do WebP 2, não sendo perseguido como um formato de imagem lançado, parece que o Google se concentrará em avançar ainda mais o WebP e o AVIF para imagens de próxima geração.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile