in

Google Fact Check Explore combate fake news e bullying on-line

Você digita algumas palavras e a pesquisa mostra se o fato é verdadeiro ou não.

As eleições estão aí e em época de campanha eleitoral é sempre importante estamos atentos para as fake news e bullying praticados nas redes sociais. Se você acreditou ou recebeu mensagens sobre mamadeira erótica,  kit gay, cloquina e ivermectina para combate à covid-19, não pode ficar sem usar essa ferramenta. O Google Fact Check Explore combate fake news e bullying on-line. Nesses tempos de tanta desinformação, este é um recurso essencial.

Parece que as notícias falsas são novidades que chegaram com as redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas, mas os boatos sempre estiveram lá. Notícias falsas têm sido espalhadas tanto pela mídia quanto pelo boca a boca. O que é novo, talvez, é sua rápida difusão.

É por isso que a checagem de fatos se tornou uma prática tão importante e empresas de tecnologia como o Google estão se envolvendo neste antigo problema com iniciativas como o Explorador de Checagem de Fatos. A ferramenta é destinada a jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, mas pode ser usada por qualquer pessoa

Como desmascarar boatos com o navegador de notícias falsas do Google

Google Fact Check Explore combate fake news e bullying on-line

O objetivo do Explorador de Verificação de Fatos é fornecer uma maneira fácil de pesquisar verificações de fatos. A ferramenta é destinada a jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, então provavelmente é pouco conhecida, mas qualquer um pode usá-la acessando toolbox.google.com/factcheck/explorer.

Usar este mecanismo de busca de hoax é tão simples quanto digitar uma ou mais palavras-chave, pode ser um tópico, o nome de uma figura pública ou mesmo uma frase literal. Caso tenha sido realizada alguma verificação relacionada ou específica sobre o assunto, ela será listada indicando o motivo em questão, o veredicto do veredicto e um link para o artigo em que o fato é analisado.

Os artigos de verificação de fatos aparecem nesta ferramenta, desde que atendam às diretrizes para exibição na pesquisa do Google ou no YouTube. Artigos de verificação de fatos aparecem nesta ferramenta, desde que atendam às diretrizes para exibição na pesquisa do Google ou no YouTube.

Além disso, o Fact Check Explorer também permite filtrar os resultados por idioma usando um seletor localizado na parte superior direita, abaixo da barra de pesquisa; ou editor, digitando “site:” e o verificador em questão ou clicando na tag do que nos interessa em uma lista de resultados.

Por fim, a ferramenta também permite que você explore as checagens de fatos mais recentes em sua página inicial, clicando no link Verificações de fatos recentes que aparece abaixo da barra de pesquisa.