in

Google está desenvolvendo ferramenta de compartilhamento, seria um AirDrop para Android! Conheça o Fast Share!

Se você sempre quis ter o serviço AirDrop em sua telefone com Android, saiba que agora será possível!

Primeiro recebemos a notícia que o Google iria descontinuar o Android Beam, que para quem nunca ouviu falar sobre o assunto, seria um serviço que utilizaria a tecnologia NFC que por sua vez, permitiria iniciar um handshake entre dois aparelhos. Mas, durante o desenvolvimento do serviço, foi identificado que ele seria lento e que não suportaria a transferência de arquivos grandes, e dentre outros probleminhas.

Mas, a boa notícia é que o trabalho do Google em torno do compartilhamento de arquivos entre dispositivos continuou, e eis que surge o Fast Share, que na verdade seria algo como o AirDrop, só que para Android. A descoberta do Fast Share foi feita pelo site 9to5Google a poucos dias, e a confirmação chegou com a ajuda do site XDA que conseguiu as imagens.

As capturas de tela mostram que a nova ferramenta de compartilhamento de arquivos permitirá que você “compartilhe com dispositivos próximos sem a Internet”, como aconteceu com o Android Beam. Em vez de NFC, o serviço usa o Bluetooth para iniciar um handshake e depois transfere arquivos por uma conexão Wi-Fi direta.

Isso permitirá que arquivos maiores sejam transferidos muito mais rapidamente que o Android Beam. O Fast Share permite que você habilite em seu dispositivo a “Visibilidade preferencial” para dispositivos próximos, o que permite que esses dispositivos “sempre visualizem seu dispositivo quando você estiver por perto, mesmo que você não esteja usando o Fast Share”.

Clique na imagem abaixo para visualizar a galeria!

O fluxo de compartilhamento parece similar ao serviço de compartilhamento de arquivos AirDrop, da Apple, que os usuários do Android desejam há anos. Você pode enviar um ou mais arquivos para outro dispositivo, selecionando os arquivos desejados e escolhendo a opção “Fast Share” no menu de compartilhamento.

Em seguida, você pode escolher para qual dispositivo deseja enviar uma vez que os dispositivos apareçam no menu. Atualmente, a atividade mostra metas genéricas de compartilhamento, incluindo um Chromebook, um Google Pixel 3, um iPhone e um smartwatch.

Para visualizar as imagens abaixo clique em uma das imagens e utilize o botão avançar!

O que podemos ter certeza é que o serviço suportará o envio e recebimento de arquivos de e para outros dispositivos Android com o Google Play Services instalado. Se o Fast Share exigirá uma versão específica do Android, é algo que não temos certeza. Eu imagino que ele suportará a maioria dos lançamentos mais recentes do Android, já que requer apenas suporte a Bluetooth e Wi-Fi Direct.

Ficaremos de olho neste serviço de compartilhamento de arquivos e informaremos se ou quando ele será lançado. Parece que será um concorrente decente do AirDrop da Apple, mas, devido à sua dependência do Google Play Services, alguns ficarão desapontados por não ser tão onipresente quanto o Android Beam.

O Google é conhecido por extrair serviços do AOSP e colocá-los no Google Play Services, portanto esse movimento não deve ser uma surpresa. Ainda assim, dados quantos dispositivos Android Certificados estão no mercado, é provável que você tenha dificuldade em encontrar um dispositivo que não ofereça suporte a essa nova ferramenta de compartilhamento de arquivos quando estiver disponível.

Agora é só aguardar!

Com informações do XDA, 9to5Google

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Red Hat apresenta "Packit-as-a-Service" para o Fedora

Red Hat apresenta “Packit-as-a-Service” para o Fedora

Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software

Linus Torvalds prevê que hardware provocará muitos problemas de gerenciamento de software