Google lança extensão Chrome para transparência nos anúncios

O Google está se preparando para fazer grandes mudanças no navegador Chrome, com a versão 89 exigindo um chip com SSE3 em plataformas desktop.

O Google lançou a extensão do Chrome chamada Ads Transparency Spotlight que mostra quantos anúncios estão sendo carregados em qualquer página web, quais anunciantes ou empresas de tecnologia de anúncios estão presentes na página e quais dados do usuário foram usados para exibir anúncios personalizados. A extensão está disponível na Chrome Web Store.

A empresa divulgou a extensão para facilitar o entendimento dos usuários sobre como os anúncios estão sendo exibidos. Anteriormente, o Google mostrava informações sobre seus próprios anúncios por meio de um link incorporado em cada anúncio; mas esse era um mecanismo específico do Google Ads.

A extensão faz parte de um esforço mais amplo do Google para renovar o ecossistema de publicidade e recuperar a confiança do usuário.

Google lança extensão Chrome para transparência nos anúncios

A nova extensão foi criada em torno de uma nova API chamada Ad Disclosure Schema que cria um sistema uniforme pelo qual os anunciantes podem divulgar como seus anúncios funcionam.

O Google lançou a extensão do Chrome chamada Ads Transparency Spotlight que mostra quantos anúncios estão sendo carregados em qualquer página web. Imagem: Google.

Atualmente, a extensão extrai informações sobre a nova API do Google e as mostra dentro da extensão. Todavia, o Google espera que outros anunciantes exponham em breve uma API semelhante para seus sistemas e tornem a extensão mais utilizável.

De acordo com o manual, a extensão pode mostrar informações como:

  • Informações detalhadas sobre os anúncios na página web, incluindo quantos anúncios estão na página.
  • Uma lista de fornecedores de anúncios responsáveis por exibir os anúncios na página.
  • Os motivos pelos quais os anúncios são exibidos em uma página.

Além das empresas que veiculam anúncios diretamente, a extensão também listará empresas do setor de tecnologia de anúncios em geral, como empresas carregando botões de mídia social, web analytics ou scripts de rastreamento na página.

Por fim, para cada um deles, o Google vinculará à política de privacidade de cada empresa, onde cada empresa lista quais dados coletam sobre os usuários e como armazenam.

Fonte: ZDNET

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