in

Google lança inteligência artificial capaz de identificar cheiros!

A IA do Google não tem nariz, e não é um robô cachorro!

google-lanca-inteligencia-artificial-capaz-de-identificar-cheiros

O Google Brain escreveu um artigo relevando a sua mais nova IA (Inteligência Artificial), que agora consegue identificar cheiros. Pois bem, de acordo com a publicação, a IA possui um conjunto de dados que somam cerca de 5.000 moléculas identificadas por perfumistas.

Na publicação, a equipe do Google Brain explicou que cada cheiro recebeu um rótulo destes perfumistas, que vão de amanteigado, tropical e muitos outros aromas. Com isso, cada cheiro tem nome e integra essa base de dados.

Além disso, há um algoritmo que trata os cheiros que não possuem rótulos e assim tentam adivinhar o cheiro dessas moléculas cruzando dados. A novidade já anda circulando o mundo e chamando à atenção de profissionais do mercado dos perfumes.

Segundo alguns especialistas, algumas confusões podem ocorrer, a IA do Google que é capaz de identificar cheiros pode confundir-se, segundo eles, o cheiro identificado como amadeirado para um pode ser o cheiro de terra para outros.

Com isso, os perfumistas acreditam que vai precisar de um refinamento, especialmente quando for detectar alcaravia e hortelã, onde os mesmos átomos e ligações são organizados de forma diferentes para odores extremamente distintos.

Se o Google conseguir ajustar essa detecção, eles acreditam que será um grande passo para química, nutrição, neurociência sensorial, e óbvio, a industria de perfumes. Ao mesmo tempo, a novidade já esta sendo testada na Rússia para identificar se a IA do Google pode detectar o cheiro de gases venosos.

Por ora, tudo esta em fase inicial e segue com muitos testes. O Google tem investido pesado no mundo da Inteligência Artificial, e no futuro não muito longe, veremos o uso intenso de IA em vários segmentos, inclusive sensoriais.

Desta forma, o Google vai tirar proveito do aprendizado de máquina e deixa a nova IA mais inteligente.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mozilla anuncia suporte de extensão no novo Firefox para Android

Mozilla anuncia suporte de extensão no novo Firefox para Android

ataque-ddos-atinge-amazon-web-services

Ataque DDoS atinge Amazon Web Services!