in

Google lança leitor de tela e ferramentas de tradução para celulares Android

O recurso permite que o Google Assistant leia artigos longos em voz alta e com voz natural.

Google lança leitor de tela e ferramentas de tradução para celulares Android
Crédito da imagem: Sarah Tew | CNET.

O Google anunciou que está lançando novas ferramentas com leitor e tradução para telefones Android.

O novo recurso permite que o software Assistente do Google leia textos longos em voz alta. A ferramenta é destinada principalmente para ouvir artigos, postagens de blog e histórias curtas na web. O Google disse que a tecnologia é diferente de outros softwares de leitura de tela, porque é feita para ler coisas com uma voz e cadência que soam naturais, para que as pessoas não tenham problemas para ouvir o áudio por períodos mais longos.

Google lança ferramentas de leitor e tradução para celulares Android

Além disso, a ferramenta pode traduzir esses artigos em tempo real. Desse modo, você pode ouvi-los em voz alta em um idioma diferente do qual eles foram originalmente escritos. Para usar o recurso, abra um artigo ou postagem de blog e diga “Ei, Google, leia-o” ou “Ei, Google, leia esta página”. O Google exibiu pela primeira vez o recurso, disponível em 42 idiomas, na CES em janeiro.

Google lança leitor de tela e ferramentas de tradução para celulares Android
No ano passado, a empresa introduziu um modo de intérprete para o Google Assistant.

O Google deu um grande empurrão na linguagem natural e na tecnologia de tradução. Em janeiro, a empresa lançou um recurso que permitirá que as pessoas usem seus telefones para transcrever e traduzir uma conversa em tempo real para um idioma que não está sendo falado.

No ano passado, a empresa introduziu um modo de intérprete para o Google Assistant, que permite que as pessoas falem em dois idiomas diferentes. A ferramenta estava disponível inicialmente apenas em displays inteligentes, mas em dezembro o Google trouxe o recurso para os telefones.

Caso queira ler mais matérias sobre software livre, Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram. Além disso, você pode apenas acompanhar as matérias no canal do site no Telegram, se desejar.

Fonte: CNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.